2013-08-17

sobre filetes...

TÉCNICA VELHA, TRABALHO IMPECÁVEL!

Os Filetes (feitos em madeira que envolvem as bordas do instrumento) se encaixam (literalmente) no acabamento da viola ou do violão. Portanto devem ser bem aplicados pois são eles parte dos critérios de instrumento de alto nível*.  Esta solução que apresento na foto e tão antiga quanto a escola clássica de construção de Violões. Basicamente, depois de devidamente colocados com fita crepe no canal já fresado, o barbante é de grande valia pois gera aperto ao ser esticado. Para isso, procure os lados opostos do instrumento (observe a foto) para "amarrar" todo o sistema utilizando um único fio, a começar pela cintura, o ponto mais crítico. Mais trabalho? Sim, mas é a garantia de que tudo estará em seu lugar. As vezes pequenos detalhes fazem uma diferença muito grande nos resultados.

 Estas e outras técnicas são realizadas durante o meu Curso, que está com inscrições abertas para Janeiro de 2014. Informações e Inscrições no cabeçalho da página.

 *(Isso é claro para aqueles que acreditam numa execução impecável do trabalho, ou seja, além de sonoro o trabalho PRECISA ser muito bonito. Assim a técnica ultrapassa o trabalho, revela aos olhos de quem aprecia o verdadeiro significado da ARTE.)