2013-09-04

Stanley SW Plaina de Ângulo Baixo.

AH... AS FERRAMENTAS!

Se existe algo pelo qual o profissional Luthier é viciado, a resposta certamente é sim, por Ferramentas. Podemos passar horas admirando, usando e sonhando com elas. A plaina de mão é uma das mais importantes pois possibilita pequenos trabalhos estruturais e até mesmo rebaixos e nivelamentos. Apresento uma das melhores. Feita no México, é uma Stanley SweetHeart de Ângulo Baixo (Block Plane). Com um desenho bonito, tem peso interessante para a estabilidade no trabalho, regulagem do tamanho de corte, avanço e recuo da lâmina em aço duro. Vem já afiada, porém, para mais eficiência do corte, afiei numa pedra japonesa de grana fina (7000), agora está perfeita. 

Por que ângulo baixo (low angle)? Este tipo de ângulo possibilita um corte mais suave pois oferece menos resistência com a fibra da madeira. É uma SW (SweetHeart), diz a tradição que esta sigla está somente presente nas melhores ferramentas da tradicional Stanley. Infelizmente disponível somente no exterior, o que faz necessária uma importação que a torna dispendiosa, mas útil por toda vida. Nas fotos mostro sua versatilidade para nivelar o ângulo de 14 graus do bloco do braço no estilo "scarf joint".

Em meu Curso de Luthieria, aprenderemos não só o uso dessas ferramentas mas workshop exclusivo sobre a afiação. Inscrições abertas e vagas limitadas.