2009-09-29

MADEIRAS PARA LUTHIERIA: ARAPOCA, o "MAPLE Brasileiro".
busca google: brazilian wood

Graças a gentileza do amigo Gedson de Cachoeira do Itapemirim que me enviou gentilmente um set de Arapoca, pude conhecer essa madeira tão nobre, o que é melhor, é brasileira. Vamos às suas características:

De coloração Amarelo-dourada, peso médio e extremamente figurada (assemelha-se muito ao Curly MAPLE,
apesar de sua origem e espécie diferente).
Muito rara, de ótima densisade caracteriza potencial para desempenhar boa função de refletir o som como FUNDO e LATERAL da Viola. Note na foto as figurações "revessas"que dão um requinte natural à madeira. Com certeza, assim como toda madeira figurada, não deve ser encharcada para ser dobrada, no ferro para curvar laterais, apenas levemente umedecida através de borrifadas (spray).

Por sua raridade é proibida de comercialização, uma solução é que você pode encontrar madeiras parecidas com esta na Vivace, parceira Violamineira, por exemplo o "MAPLE tigrado " (figured maple) ou "MAPLE olho de passarinho" (bird's eye maple), Acesse o site clicando aqui! Fica o abraço ao amigo luthier!


LEMBRETE: A Oficina de Construção Luthieria do Violão Clássico em Janeira tem inscritos de várias partes do Brasil. Os interessados devem entrar em contato para fecharmos as últimsa vagas. Mais informações abaixo. (contato lucianovioleiro@yahoo.com.br)

Luciano Borges
Editor e luthier Violamineira