2009-10-14

VIOLA DE FUSCA! Reaproveitando partes desse clássico para fazer a Viola Caipira!
busca google: tensor da viola, trussrod.

Sem demora, esse post vem rápido como o fusca, bem, não tão rápido assim! Você deve estar se perguntando que raios o fusca tem com a Viola? Pois bem pegue uma carona com essa DICA: O feiche de mola do conhecido carrinho possui barras de aço rígido em tamanhos ideais para se fazer um tensor fixo para a Viola ou o Violão. Descartadas quando já bem usadas, seu reaproveitamento na luthieria é uma forma de reciclagem de material, para conseguir uma consulte o mecânico de sua preferência.

Como eu uso? Pois bem, limpe-as com água e sabão pois geralmente saem sujas de graxa e oléo da oficina, isso evitar manchar a madeira que absorverá esse resíduo. Corte uma barra do tamanho que alcance uma ponta na 1ª casa e a outra ponta na 14ª casa.

Como instalo? Primeiramente, você deve arquear a barra (formando um U para baixo), isso pois o arqueamento agirá com força contrária à tensão das cordas, evitando o empenamento do braço. Para arquear, apoie as duas extremidades da barra e bata (com cautela) no centro com um martelo, observando o arqueamento progressivo da barra. Para instalar, faça um canal com a serra circular, a barra deve entrar sem folgas no canal. Observe que o meio da barra ficará com uma barriga para fora do canal, e quando colar a escala, esta empurrará a barra pra baixo, arqueando o braço levemente. Esta pronto.

Estas e mais informações teremos no
Curso de Luthieria do Violão em Janeiro 2010 (informações abaixo)

abraço de Violeiro


ps. esse post tem a mão do Dida da Viola.

Luciano Borges

Editor Violamineira