2008-06-25

TUTORIAL VERNIZ PU ( Parte III) 2ª Demão e acabamento.


Passo a passo de como fazer um acabamento superior de alto brilho para nossa viola.


Dando continuidade, com o intuito de um acabamento perfeito e lustroso no PU, tomaremos cuidado para preencher totalmenente as "imperfeições" da madeira causadas pela apliacação do verniz com as demãos que se seguem. Quantas demãos serão necessárias? Isso varia de um instrumento para outro, o ideal e não deixar ficar um verniz muito grosso pois comprometeria a sonoridade, assim como não deixar com aparência de "casca de laranja"(fotos*), em média seriam de 10 a 15 demãos (isso ai cumpadre, dá trabalho mais fica "bão"!). Lembre-se sempre de lixar entre as demãos, diminuindo o grão da lixa quando sentir que está chegando no acabamento perfeito.
Lixamento final: Deve ser feito com lixas d´água, especiais para últimas demãoes (grão 1200 e 2500).
DICA 1: Para o lixamento final e polimento use água e detergente líquido para fazer a lixa escorregar e não arranhar o verniz, contribuindo para um brilho perfeito no final.
DICA 2: CURA: Espere o verniz curar pelo menos uma semana antes de efetuar o polimento, isso pois mesmo depois de aplicado, o verniz se "movimenta" após alguns dias, se efetuado o polimento antes da cura, ficara com deformidades aparentes, portanto paciência meu caro amigo!
Farei um post especial sobre o POLIMENTO!
Forte abraço a todos, e lembrando que MADEIRAS para nossas violas a gente compra na VIVACE!
Sugestões e críticas no email: lucianovioleiro@yahoo.com.br
Abraço de Violeiro