2008-06-10

TUTORIAL VERNIZ PU (PARTE II) Aplicação da 1ª Demão.
Passo a passo de como fazer um acabamento superior de alto brilho para nossa viola.

Inicialmente, esclarecendo dúvidas, é possível aplicar algum tipo de seladora ou fundo antes do verniz? Sim, é possível, pode-se aplicar umas duas demãos bem finas (e bem lixadas) de seladora, mas particularmente uso o mesmo verniz como selador dos poros.

Obs. use máscara de proteção pois os materiais aqui usados são tóxicos.

APLICAÇÃO: Misturados os componentes na mesma medida, aplique o veriniz a pincel no sentido dos veios da madeira (foto). Evite o excesso no pincel, sempre apertando-o levemente na parede do recipiente onde está o verniz com a finalidade de escorrer. Espere a cura por algumas horas e lixe (lixa fina à seco) para aplicar a próxima camada. Retire o pó do verniz lixado com uma pano seco. É importante lixar para uma perfeita aderência entre camadas. Para o processo de secagem, num dia ensolarado e quente, passe duas demãos por dia somente em intervalos distantes.
DICA 1 : Para o contato com o instrumento em fase de verniz, evite tocar direto o acabamento com as mãos para não engordurar (use luvas ou uma toalha seca para isso)

DiCA 2: Deixe o braço sempre por último para envernizar para que você possa manusear o instrumento com mais eficácia.
IMPORTANTE: Enfatizo que ao lixar, o pó branco do verniz entra nos poros ainda abertos da madeira, será necessário soprar esse pó com um compressor, caso contrário ficará por baixo das camadas superiores, comprometendo o bom acabamento.
CONTINUA: TUTORIAL III (Outras demãos e DICAS)

dúvidas para o email e msn: lucianovioleiro@yahoo.com.br