2008-05-14

TUTORIAL VERNIZ PU (PARTE I): Selecionando materiais:
Passo a passo de como fazer um acabamento superior de alto brilho para nossa viola.

Será necessário utilizar um verniz PU de alta qualidade para madeira, o automotivo não dá um brilho legal, bem polido. Recomendo o da marca Sayerlack. Lixas finas (lixas d´agua) para um acabamento com superfície homogêneo e sem bolhas. Por fim, um bom pincel pelo de marta para que o verniz possa entranhar bem na madeira.

OBS: Depois de bem lisa a superfície, passe um pano úmido na madeira, isso fará com que as fibras se "arrepiem", nissoi dê uma última lixada!

DICA 1: As primeiras demãos devem ser aplicadas com pincel pois este faz com que o verniz sele bem os poros da madeira, facilitando bastante para as camadas superiores.

DICA 2: As 2 primeira demãos devem ser passadas no mesmo dia, com intervalo de 6 horas, lixando para tirar o excesso e igualando a superfície. (Isso ajuda a cristalizar cmada com camada)

DICA 3: Depois de lixada a demão, note que o pó branco do verniz ficará ainda nos poros abertos da madeira, com a ajuda de um jato de ar comprimido (do compressor) retire o pó, e jamais passe verniz sem retirár o pó pois ficará entranhado na madeira.

DICA 4: Use máscara ao lixar o verniz, em local ventilado, limpe os pincés com solvente após o uso.
CONTINUA NO PRÓXIMO TUTORIAL
abraço a todos:
comentários, dúvidas e sugestões para o email lucianovioleiro@yahoo.com.br

Luciano Borges

PINCEL ESPECIAL PARA LUTHIERIA É NA VIVACE. clique!