2008-01-18

Da Série Máquinas para o Luthier: COMO TRANSFORMAR TUPIA MANUAL EM BANCADA!

Já havia algum tempo que queria transformar minha tupia manual (máquina de fresar) de 1100 W em uma tupia de bancada, ou seja, estacionária. A vantagem seria principalmente para o luthier no uso de fresas "cantoneiras", aqui mostro como podemos moldar o rebaixo do engrosso para a construção da Viola e do Violão.

Pois bem, existem vários modelos de tupias no mercado, cabe a você escolher a sua, de preferência escolha uma bem potente! Cada modelo possui parafusos próprios para se transformar em pequenas tupias de bancada, a adaptação é fácil (basta encaixá-la de cabeça para baixo em uma placa de MDF com um furo central. Na foto mostro como fiz a minha. uso grampos comuns para segurar a placa na mesa, assim como a régua, mas isso ainda pretendo fututamente melhorar com uma régua de regulagem própria.

O engrosso que mostro na foto, como todo mundo sabe, é a linha que engrossa a junção interna entre lateral/fundo e tampo. O rebaixo é importante para um bom acabamento, assim talas de madeira de 1X1cm são fresadas de um lado só (foto), depois cortadas em espaços de 8 mm para se tornarem flexíveis.
Mantendo os olhos bem abertos, esta é uma máquina bem segura!


Madem fotos de seus projetos amigos do Violamineira, e lembrem-se qeu madeiras para luthieria é com a VIVACE!

Na foto: Notem o lado com rebaixo no engrosso.

Abraço de Violeiro
Luciano Borges
lucianovioleiro@yahoo.com.br (email e msn)