2007-12-10

Como colar o cavalete da Viola! Colar? Parafusar? Que cola usar? Se "apreparem" para essa nova dica.

Primeiramente, é necessário a construção de grampos (sargentos) especiais para colar o cavalete, tudo isso para uma boa colagem. Qualquer torneiro mecânico ou ferreiro pode realizar essa tarefa pra você, pois é uma barra de ferro dobrada em U, com sitema de aperto (me custou R$20,00 cada um). Os grampos comuns encontrados em ferragista não alcançam a posição do cavalete. A colagem do cavalete é de extrema importância pois influenciará em toda afinação do instrumento, pois o rastilho marca a posição exata das oitavas.
obs. Na primeira foto, o bloco de jacarandá apenas simula o cavalete.

Obs. Alguns luthiers costumam parafusar o cavalete, pois na viola as 10 cordas exercem muita tensão, é um método que não aprovo pois uma colagem bem feita não irá se descolar tão facilmente. O motivo da descola é deixar o instrumento submetido ao calor, amolecendo a cola, dentro do carro pro exemplo.

DICA1: Para os grampos, use a rosca das "porcas" para fazer o sistema de aperto (foto), poderá soldar também uma porca-borboleta na extremidade para fazer a pega que irá girar.
Com os grampos prontos, agora é só introduzir na boca da viola, e com cuidado, instalar o cavalete em sua marca. Tem luthier que cola o cavalete e enverniza junto com a viola, outros marcam a posição com fita crepe, enverniza, depois cola o cavalete (particularmente prefiro esta).

DICA2: Use provisoriamente uma peguena barra de madeira no interior da viola, no rumo do cavalete para que o grampo possa exercer uma força por igual na colagem na hora do aperto (cola), e para a parte superior,
use uma barra de madeira com as extremidades calçadas (foto) para que o grampo exerce uma força ainda mais precisa e homogênea.

Para colar use cola amarela ou a "cola de gelatina" (cola animal), deixe prensado por 2 dias!


Quero agradecer às mensagens enviadas, de incentivo, elogios e críticas ao Violamineira, o projeto vem dando certo graças a vocês. Grande abraço a todos violeiros e "fazedores" de viola, e viva a Viola!!! Participem enviando dúvidas!

*foto. cavalete tipo bigode para viola, que faço pros modelos cinturados.

Abraço de Violeiro

Luciano Borges