2007-10-26

Como fazer a lixadeira para tampos, opção barata e de grande valia ao Luthier.

Atendendo aos pedidos dos amigos por todo Brasil, aprenderemos a fazer a lixadeira de tampos pra Viola! Esse trem é bão demais sô!! Pra dar o gostinho, "oia" a minha danada ai na foto:

Tendo em vista que não existem equipamentos específicos para o Luthier no Brasil, a criação deve falar mais alto. Neste caso, desenvolvi uma lixadeira de bancada que lixa tampo, fundo e laterais, cavalete, "sogra linguaruda", a maioria das peças pra fazer Viola, cavaquinho, Violão , dentre outros instrumentos. Trata-se de uma bancada com um rolo de lixa central que possibilita lixar as peças por igual, funcionando como um desengrosso. É uma máquina preciosa pois otimiza o tempo de serviço, e fica barata também de se fazer (veja TUTORIAIS abaixo)

A minha em particular (na foto), fiz em estrutura de metal, com bancada de ardósia, rolo torneado de metal e mancais (rolamentos especiais) com motor de baixa rotação.

Mas, como a criatividade é importante, esta pode muito bem ser feita toda em madeira (com exceção dos rolamentos, e até menor, pois esta que fiz passa um tampo de violão inteiro.

Importante esclarecer que a rotação é contrária à entrada do tampo debaixo do rolo de lixa (ou seja, na sua direção,), por isso é uma máquina segura. Se a rotação fosse a favor desta entrada, a peça seria expelida assim como seu dedos (AI!). Veja no diagrama, a indicação da seta!

SEGURANÇA: Passe somente a metade da peça a ser lixada, puxe-a de volta e passe a outra metade, para sua segurança, não deixe-a passar por completo de um lado para o outro!

DICAS: Use lixas para taco (de lixar piso de madeira) pois são mais resistentes. Lixe de pouco em pouco pois assim aumenta a vida útil da lixa, nunca deixe-a queimar a madeira! Antes de lixar, retire excesso de colas para não grudar na lixa!

Esses rolamentos especiais são encontrados em casas especializadas em rolamentos, ou maquinário agrícola.

Espero ter ajudado meus amigos luthiers e violeiros, me mandem fotos de seus projetos!

Abraço de Violeiro!

TUTORIAIS NA INTERNET: http://www.rockslide.org/drum%20sander.html
http://members.cox.net/elarson5/sander.htm

*Lembrando que quem me deu as dicas de construção dessa danada, foi o amigo (e bem vivo!) Flávio de Tupã!

2007-10-24

Retirar a escala da Viola, é possível?

Sim, e é mais fácil que pontear "menino da porteira". Neste post, mostro como é possível retirar a escala de um Bandolim, mas essa técnica pode ser utilizada tanto na viola quanto em violão. Pra quê tirar a escala uai? Os motivos são vários, escala torta, ou muito empenada, rachadura na escala, braço rachado ou muito empenado, trastes mal colocados, troca do tampo... e por aí vai, aqui, no caso do Bandolin, tive que retirá-la pois ao surgir uma rachadura entre braço e escala (Ver figura 1) um "entendido de luthieria" emporcalhou tudo com cola e serragem, resultado, cola errada, serviço errado, bandolim empenado.
Como fazer?

1º Passo: O objetivo é derreter a cola que junta escala+braço, pra isso precisaremos de um ferro de passar roupa. Ligado quase no máximo, para não queimar a madeira, use uma flanela dobrada para protegê-la do calor (Foto 2)

2º Passo: Deixe o ferro quente por quase 1 minuto sobre a escala, daí introduza uma faca entre a escala e o tampo (foto 03), pare ao sentir resistência da cola. O processo agora é esse, vai esquentando e empurrando a faca com muito cuidado, de pouco em pouco. Beleza, chegando no meio, já está na hora da reta final. (Foto 04) Ô trem bão! Por fim, temos escala separada do braço (foto 05) e do tampo, isso possibilita agora nova modelagem das peças para otimizar o instrumento, boa sorte para todos, espero ter ajudado meus amigos amantes da viola por todo o Brasil, escrevam comentando abaixo.

Grande Abraço de Violeiro

Luciano Borges
Saiba mais sobre o ABETO ROSSO, o madeira mais nobre e sonora para o tampo da Viola!

A Vivace, parceira do Violamineira, preparou uma matéria especial sobre suas madeiras, e mostra o motivo do Abeto Rosso ser a escolha ideal pro tampo da Viola! Você confere clicando AQUI!

Informações sobre preços da madeira de luthieria, liguem para a Vivace ou peçam por email.

2007-10-05

Espessura do tampo da Viola! Eita Viola Danada! Agora falaremos sobre esse assunto, notaremos que milímetros fazem uma diferença mais que considerável na construção da Viola e suas partes!

Pode ser de pinho europeu (Abeto Rosso) ou pinho canadense (Spruce), cedro americano (red cedar), de pinho brasileiro ou caixeta! O jogo para o tampo, cortado em "bookmatch" (a maneira de cortar uma peça de madeira ao meio para que o mesmo desenho esteja presente em ambos os lados) vem com geralemente 5 a 6 mm, nisso o ideal e deixá-lo com 3mm, antes de colar o tampo na Viola.

Procedimento para o tampo: Plaina-se e cola-se os lados (foto abaixo) que vão se juntar (foto ao lado), depois de seca a cola, devemos deixar o tampo na espessura, conforme dito, de 3mm. Depois de colado o tampo, e logo após algumas lixadas, ele deve ficar com 2,6mm. Claro que essa espessura varia de luthier pra luthier, contudo, tampos finos (2mm pra menos) apesar de estarem associados a uma boa sonoridade (volume de som), são muito sensíveis à batidas ocasionais e até mesmo rachaduras por diferenciação climática. Assim, a cautela de cada um deve prevalecer pois "devo fazer um tampo não muito grosso e nem muito fino."

O processo de afinar o tampo pode ser feito com a lixadeira manual, isso demanda mais trabalho, e nunca use a plaina desengrossadeira, como é uma maquina muito pesada pode rachar a madeira e até te machucar. Afino meus tampos com o rebolo de lixa, é uma máquina que tive que bolar com a ajuda de meu amigo Luthier de Tupã, Flávio Delício, funciona muito bem e recomendo!

Grande abraço para todos!

A VIVACE, parceira do Violamineira, só vende tampos de qualidade, consulte o catálogo de preços por email!

Dúvidas e sugestões encaminhem pro meu email: lucianovioleiro@yahoo.com.br ou comentem abaixo!