2007-10-05

Espessura do tampo da Viola! Eita Viola Danada! Agora falaremos sobre esse assunto, notaremos que milímetros fazem uma diferença mais que considerável na construção da Viola e suas partes!

Pode ser de pinho europeu (Abeto Rosso) ou pinho canadense (Spruce), cedro americano (red cedar), de pinho brasileiro ou caixeta! O jogo para o tampo, cortado em "bookmatch" (a maneira de cortar uma peça de madeira ao meio para que o mesmo desenho esteja presente em ambos os lados) vem com geralemente 5 a 6 mm, nisso o ideal e deixá-lo com 3mm, antes de colar o tampo na Viola.

Procedimento para o tampo: Plaina-se e cola-se os lados (foto abaixo) que vão se juntar (foto ao lado), depois de seca a cola, devemos deixar o tampo na espessura, conforme dito, de 3mm. Depois de colado o tampo, e logo após algumas lixadas, ele deve ficar com 2,6mm. Claro que essa espessura varia de luthier pra luthier, contudo, tampos finos (2mm pra menos) apesar de estarem associados a uma boa sonoridade (volume de som), são muito sensíveis à batidas ocasionais e até mesmo rachaduras por diferenciação climática. Assim, a cautela de cada um deve prevalecer pois "devo fazer um tampo não muito grosso e nem muito fino."

O processo de afinar o tampo pode ser feito com a lixadeira manual, isso demanda mais trabalho, e nunca use a plaina desengrossadeira, como é uma maquina muito pesada pode rachar a madeira e até te machucar. Afino meus tampos com o rebolo de lixa, é uma máquina que tive que bolar com a ajuda de meu amigo Luthier de Tupã, Flávio Delício, funciona muito bem e recomendo!

Grande abraço para todos!

A VIVACE, parceira do Violamineira, só vende tampos de qualidade, consulte o catálogo de preços por email!

Dúvidas e sugestões encaminhem pro meu email: lucianovioleiro@yahoo.com.br ou comentem abaixo!