2007-10-26

Como fazer a lixadeira para tampos, opção barata e de grande valia ao Luthier.

Atendendo aos pedidos dos amigos por todo Brasil, aprenderemos a fazer a lixadeira de tampos pra Viola! Esse trem é bão demais sô!! Pra dar o gostinho, "oia" a minha danada ai na foto:

Tendo em vista que não existem equipamentos específicos para o Luthier no Brasil, a criação deve falar mais alto. Neste caso, desenvolvi uma lixadeira de bancada que lixa tampo, fundo e laterais, cavalete, "sogra linguaruda", a maioria das peças pra fazer Viola, cavaquinho, Violão , dentre outros instrumentos. Trata-se de uma bancada com um rolo de lixa central que possibilita lixar as peças por igual, funcionando como um desengrosso. É uma máquina preciosa pois otimiza o tempo de serviço, e fica barata também de se fazer (veja TUTORIAIS abaixo)

A minha em particular (na foto), fiz em estrutura de metal, com bancada de ardósia, rolo torneado de metal e mancais (rolamentos especiais) com motor de baixa rotação.

Mas, como a criatividade é importante, esta pode muito bem ser feita toda em madeira (com exceção dos rolamentos, e até menor, pois esta que fiz passa um tampo de violão inteiro.

Importante esclarecer que a rotação é contrária à entrada do tampo debaixo do rolo de lixa (ou seja, na sua direção,), por isso é uma máquina segura. Se a rotação fosse a favor desta entrada, a peça seria expelida assim como seu dedos (AI!). Veja no diagrama, a indicação da seta!

SEGURANÇA: Passe somente a metade da peça a ser lixada, puxe-a de volta e passe a outra metade, para sua segurança, não deixe-a passar por completo de um lado para o outro!

DICAS: Use lixas para taco (de lixar piso de madeira) pois são mais resistentes. Lixe de pouco em pouco pois assim aumenta a vida útil da lixa, nunca deixe-a queimar a madeira! Antes de lixar, retire excesso de colas para não grudar na lixa!

Esses rolamentos especiais são encontrados em casas especializadas em rolamentos, ou maquinário agrícola.

Espero ter ajudado meus amigos luthiers e violeiros, me mandem fotos de seus projetos!

Abraço de Violeiro!

TUTORIAIS NA INTERNET: http://www.rockslide.org/drum%20sander.html
http://members.cox.net/elarson5/sander.htm

*Lembrando que quem me deu as dicas de construção dessa danada, foi o amigo (e bem vivo!) Flávio de Tupã!

9 comentários:

José Eduardo Attuy disse...

Amigo, boa tarfde! não ficou claro pra mim como vc fez a fixação da lixa no rolo, poderia passar essa informação? no aguardo, jattuy@hotmail.com

abs
José Eduardo Attuy

EMac disse...

Antes de mais nada parabens pelo belo trabalho.
Eu gostaria de saber a resposta da dúvida do Jose Eduardo, pois é minha dúvida também.
Outra dúvida importante:
Gostaria de saber a rotação e potencia do motor usado.
Obrigado.
Eugenio Macedo.

"Fazedô de viola" disse...

Olá amigo, obrigado pelo acesso. Respondendo sua dúvida, a fixação'da lixa no rebolo é com cola do tipo super bonder, pois esta não desprega mesmo com o calor gerado pelo atrito. Quanto ao motor, pra lixar é semprede biaxa rotação, e uso um de 2 HP pois terá força suficiente para não travar. Forte abraço, me repasse seu email.

EMac disse...

Obrigado pela informação.
Mas gostaria de saber qual é a rotação do motor usado.
Existe no mercado motor de 3500 RPM e 1750 RPM, qual devo usar?
Grato.
Eugenio.

"Fazedô de viola" disse...

Olá amigo. Pra lixar sempre use motor de baixa rotação, não sei quanto ao RPM, mas é sempre de baixa, consulte m vendedor ok? abraço

EMac disse...

Muito obrigado amigo.
Um abraço.
Eugenio.

Anônimo disse...

Eu tive o prazer de construir uma maquina dessas juntamente copm o "inventor" da mesma, Flávio de Tupã, que auxiliou muitos luthiers Brasil afora com essa máquina.

Anônimo disse...

oi luciano gostaria de saber se vc poderia me mandar aquela apostila de fabricaçao d viola e se tem custo pra vc me mandar ela desde ja um obrigado

CANTINHO DA SAUDADE disse...

Apesar de ser novato aqui, nao quer dizer que gostei d+ do site, pois sou violeiro tambem, apesar de nada entender de fabricação, mas estou começando, quanto a duvida dos amigos acima,sobre RPM do motor digo que essa praia é minha, pois sou eletricista embubinador de motores, então segue a dica existe motores de 3400 que é alta e 1700 que são de baixa , mas existem com velocidades ainda mais baixas dependendo da polaridade, mas pelo que li o motor que o amigo usou foi de 1400 rpm, claro que não vem 1400 exato sempre ha poucas diferença, ex 1475 RPM, no mais poderá ajustar a velocidade com polias, aumetando o diametro do polia do motor aumenta a RPM, e a do rolo ao contrario. se quiserem uma rotação personalisada so me enviar o resultado pretendido que farei com todo praser o cauculo que é muito facil, qualquer duvida meu email ssoaresmartins@yahoo.com.br