2007-10-24

Retirar a escala da Viola, é possível?

Sim, e é mais fácil que pontear "menino da porteira". Neste post, mostro como é possível retirar a escala de um Bandolim, mas essa técnica pode ser utilizada tanto na viola quanto em violão. Pra quê tirar a escala uai? Os motivos são vários, escala torta, ou muito empenada, rachadura na escala, braço rachado ou muito empenado, trastes mal colocados, troca do tampo... e por aí vai, aqui, no caso do Bandolin, tive que retirá-la pois ao surgir uma rachadura entre braço e escala (Ver figura 1) um "entendido de luthieria" emporcalhou tudo com cola e serragem, resultado, cola errada, serviço errado, bandolim empenado.
Como fazer?

1º Passo: O objetivo é derreter a cola que junta escala+braço, pra isso precisaremos de um ferro de passar roupa. Ligado quase no máximo, para não queimar a madeira, use uma flanela dobrada para protegê-la do calor (Foto 2)

2º Passo: Deixe o ferro quente por quase 1 minuto sobre a escala, daí introduza uma faca entre a escala e o tampo (foto 03), pare ao sentir resistência da cola. O processo agora é esse, vai esquentando e empurrando a faca com muito cuidado, de pouco em pouco. Beleza, chegando no meio, já está na hora da reta final. (Foto 04) Ô trem bão! Por fim, temos escala separada do braço (foto 05) e do tampo, isso possibilita agora nova modelagem das peças para otimizar o instrumento, boa sorte para todos, espero ter ajudado meus amigos amantes da viola por todo o Brasil, escrevam comentando abaixo.

Grande Abraço de Violeiro

Luciano Borges