2007-06-15

COLAS USADAS PELOS LUTHIERS? Tudo sobre as principais colas que devemos usar na construção de violas e violões! Eita viola caipira danada!

Pois bem, as principais colas usadas para a construção de instrumetos musicais são:

1- Cola PVA Branca sintética (Cascorez Extra)
2- Cola PVA Amarela sintética (Cascorez)
3- Cola animal (Hide glue)
4- Cola Epóxi (Tipo araldite)
5- Cola de Cianoacrilato (tipo Super Bonder)

Vamos ao seu uso:

Cola PVA Branca: É um adesivo sintético que quando seca fica transparente. Mesmo depois de seco, possui característica "emborrachada", não sendo bem indicada para colagem das travessas internas (Por ser "emborrachado" é possível que absorva o som), ou do cavalete pois pode ceder, mas é ótima para colar escala, e também para fazer filetes de acabamento, colar roseta, lâminas do braço.

Cola PVA Amarela: É um adesivo sintético que quando seca fica turvo. Quando seco, fica bem cristalizado (duro), sendo indicada para colar o cavalete, travessas internas, engrosso, leque harmônico.

DICA de luthier 1: Antes de colar as parte, é sempre bom arranhar os lados da madeira a serem colados para a boa aderência da cola, ou com lixa grossa ou ponta do formão.

Cola Animal (Hide Glue): Feita de colágeno, é perfeita para a construção de instrumentos por ficar bem cristalizada quando seca, torna-se um "vidro", e isso contribui para a boa condução do som. Pode ser manipulada à partir de gelatina sem sabor de supermercado (ver matérias anteriores). A desvantagem é que não vem pronta, e precisa ser usada aquecida.

DICA de luthier 2: Sempre manter as colas pressionadas com grampos (sargentos) por um bom intervalo de tempo, sendo que a amarela precisa de mais tempo que a cola branca para a cura.

Cola Epóxi: Adesivo que para ser usada precisa ser misturado, pois vem em bisnagas separadas. De secagem lenta, é usado principalmente misturado com pó fino (serragem) de madeira para dar acabamento em marchetarias, inscrustações de madeira e madrepérola (inlays).

Cola Cianoacrilato: De secagem muito rápida (em segundos), pode até cobrir ranhuras e rachaduras do verniz. Uso esta particularmente para iniciar (colo as pontas) o trabalho de cola dos filetes (binding) da viola.

Respeitando a característica e o tempo de cura de cada cola, não haverá problemas, e logo se aprende a lidar com elas. Lembrando que é bom planejar tudo antes de colar, antecipando possíveis erros pois descolar é tarefa difícil. Prepare a cola, esteja com grampos à mâo. Experimentar é sempre bom, portanto, já fiz viola muito boa somente com cola PVA branca de madeira.

Um abraço de violeiro para todos,

Luciano Borges

*foto: estante tradicional de colagem com regulagem por borboletas.

Amigos luthiers, violeiros e até curiosos, escrevam para meu email
(lucianovioleiro@yahoo.com.br) ou orkut (Comunidade Violamineira) sugerindo temas ou encaminhando dúvidas!

busca: luthier's yellow glue, white glue, epoxy, cyanoacrilate, hide glue