2007-06-12

MADEIRAS BRASILEIRAS I - CAIXETA ou MARUPÁ (Tabebuia Cassiniodes) para o tampo da viola.

(brazilian viola soundboard)

Uma ótima opção para o tampo da viola, é a madeira conhecida como Caixeta. Leve, resistente e branca, essa madeira é muito desvalorizada no mercado, muito usada para fazer caixas de transporte de verduras (daí seu nome). Para o tampo da viola, mostra-se uma ótima opção sonora e visual, o melhor, é encontrada com baixo custo no mercado. Vamos às suas características:

CARACTERES GERAIS Madeira leve e macia ao corte; cerne de cor branco-palha, levemente amarelado, uniforme, não diferenciado do alburno quanto à cor; textura grossa; moderadamente lisa ao tato; grã direita; superfície lustrosa; cheiro imperceptível e gosto levemente amargo.

DURABILIDADE NATURAL
A madeira de CAIXETA, em ensaios de laboratório, demonstrou ter moderada resistência ao ataque de fungos apodrecedores e altamente resistente ao ataque de cupins.

Uma dificuldade que encontro no uso dessa madeira é que possui poros bem abertos, exigindo perício do luthier para tapar todos eles com o verniz em várias demãos.

Atenção: Um apelo para todos os luthiers e amigos violeiros, vamos manter nossa viola viva, assim como manter nossas matas vivas! Não só preservando como plantando espécies raras (Cedro, mogno, jacarandá, pau-brasil). Possivelmente, num futuro próximo não poderemos mais cantar sobre o sertão ou sobre o cerrado, sobre as florestas ou sobre os pássaros. Violeiro "bão" cuida da natureza, plante árvores!