2007-06-21

Viola bem formosa tem cintura, então como dobrar os lados da danada? Revelaremos os métodos possíveis para realizar esta "mágica"!

Vou criar uns versos de improviso pros meus amigos violeiros:


"Viola bonita, é viola com cintura


encosto ela no peito


meio que sem muito jeito,


me acomodo em sua formosura"

A saber que para dobrarmos as laterias para a composição de um instrumento, precisamos de 3 coisas essênciais: Deixar a madeira na espessura correta; A madeira deve ser molhada; A madeira deve ser submetida a uma fonte de calor.

1º Método: Dobrar Manualmente

Na fôrma que se usa para montar a viola, um amigo meu luthier Marcelo W. Santos (de Uberlândia), dobra diretamente dentro dessa forma, submetendo antes a madeira na água quente (umidade+calor). Literalmente é como fazer "no braço".
Desvantagem: Na minha opnião, acho um tanto arriscado este método, visto que pode haver rachaduras principalmente na região da cintura por forçar a madeira manualmente e também por falta da intensidade de uma fonte de calor que acho necessária para uma bom trabalho.

2º Método: Maçarico (Bending iron)

Muito utilizado por luthiers estrangeiros, trata-se de um cano de alumínio oco, com um maçarico colocado bem de frente a uma das entradas desse cano. Quando ligado o maçarico, o alumínio esquenta, então, molha-se a madeira e dobra-se a lateral manualmente sobre o alumínio quente (foto).
Desvantagem: O maçarico pode esquentar demais, e com as mãos ocupadas, fica complicado ligá-lo e desligá-lo, podem surgir manchas de queimado na madeira com o descuido, prejudicando o acabamento final.


3º Método: Dobradeira de laterais. (side bender)

Na minha opinião é o melhor, mais funcional e mais seguro para evitar rachaduras. POSTAREI SOBRE ESTA AINDA ESTA SEMANA.


Sugestões, comentem aqui no post ou encaminhem pro meu email ou msn (lucianovioleiro@yahoo.com.br.)