2013-07-03

Na mídia...

LUTHIERS MINISTRAM CURSO DE CONSTRUÇÃO DO VIOLÃO EM ARAGUARI.

Os luthiers Luciano Borges de Araguari e
Robert O’Brien de Parker (Colorado) ministraram as aulas

Foto: Gazeta do Triângulo

SAMARA ARRUDA - Se estende até o próximo domingo, 7, a 10ª edição do Curso de Construção do Violão com o Luthier Luciano Borges, em Araguari. As aulas são ministradas a partir das 8h, em um amplo espaço reservado para os aprendizes e luthiers de várias regiões do país.

Durante a semana, os 20 participantes terão o desafio de construir juntos um violão. Na oportunidade poderão conhecer desde a seleção da madeira, até a colocação das cordas em uma didática eficiente e descontraída, desenvolvida pela experiência dos luthiers. A oficina oferece materiais e ferramentas à disposição da prática.

Segundo contou Luciano Borges, esta é a segunda edição realizada no município, uma vez que os demais cursos eram promovidos no estado do Espírito Santo. “Os cursos são realizados a cada seis meses. A intenção é promover mais edições em Araguari, estimulando a Luthieria no município e promovendo a troca de experiências entre os participantes,” contou.

Nesta edição, o curso conta ainda com uma participação especial do norte-americano, Robert O’Brien da cidade de Parker localizada no estado americano de Colorado. O Luthier é conhecido por seus vídeos no youtube intitulados “Luthier Tips du Jour” com várias tutorias e dicas sobre luthieria. A demonstração de seu trabalho através da internet interessou grande parte dos participantes, conforme contou Luiz Antônio Miranda, luthier a mais de 10 anos.

“Fiquei sabendo do curso através da divulgação dos vídeos de Robert e por meio de um professor da FAMES (Faculdade de Música do Espírito Santos). Trabalho na área e este contato com outros profissionais permite uma troca de experiências e novas técnicas para melhorarmos a cada dia nosso trabalho,” disse.

À reportagem, Robert O’Brien ressaltou que o curso é totalmente prático, tanto para iniciantes quanto para profissionais que pretendem aperfeiçoar seu trabalho. “Este é um verdadeiro intercâmbio, vejo que o povo brasileiro precisa ter acesso a esta prática difundida em outros países. Temos associações e grupos que preparam o profissional, além da LMI – Luthier Mercantil Internacional, que fornece ferramentas e matéria prima para este trabalho e isso é importante acontecer também no Brasil,” ressaltou o americano.

Conforme o cronograma, as atividades se encerram no domingo, com a entrega dos certificados e um momento de confraternização.


*retirado do site Gazeta do Triängulo.