2012-06-14

TEMPO DOS TAMPOS.

Com o tempo vem a experiência. Vou falar mais sobre essa parte de extrema importância para o instrumento a ser construído, o TAMPO. sua escolha definirá o timbre (médios graves e agudos), volume (capacidade e projeção) e a aparência (coloração).

O tampo, considero fino de 2.1 a 2.5, e espesso demais de 2.6 a 3.0. É claro que varia o trabalho e a "intuição" do profissional Luthier, contudo, prefiro tampos mais finos com estruturas internas mais resistentes. Daí se tem uma máxima: "Tampo fino exige estrutura resistente, ao passo que num tampo espesso é melhor que se use um leque mais leve."

Lista de nomes de Madeiras para Tampos mais conhecidas que uso e recomendo:

- Pinho Italiano (Italian Spruce). Extremamente sonoro e de coloração uniforme, proporciona ótimo acabamento e resultado muito balanceado.
- Pinho Alemão (German Spruce). Por ser europeu, muirto parecido com o descrito acima.
- Pinho Sitka (Sitka Spruce). Ligeiramente mais rígido e denso que todos aqui descritos, anéis de crescimento mais  avermelhados e próximos, ótimo resultado sonoro.
- Pinho Adirondack (Adirondack Spruce). Anéis de crescimento mais separados, denso e de ótimo resultado sonoro.
- Cedro Canadense (Western Red Cedar). Extremamente macio, proporciona graves incomparáveis por isso, exige mais cuidado ao ser trabalhado.