2012-05-17

VIOLÃO CLÁSSICO Luthier Luciano Borges.

Apresento o trabalho atual. Um belíssimo Violão Clássico com som bem aberto, característico do tampo em Abeto (abeto rosso). Ótimo para compor laterais e fundo em Pau Ferro (Machaerium scleroxylon) selecionado, madeira com rajas negras sobre um laranja pardo muito característico dessa espécie. Feito sob encomenda, possui cavalete em Jacarandá (dalbergia nigra) e escala em ébano (diospyros ebenum) sobre um braço de Cedro (cedrela odorata) com fibra de carbono para estabilidade. Para fechar, somam-se os detalhes de um trabalho sempre em busca do aperfeiçoamento, da maturidade do ofício colhem-se os frutos. Confira a galeria especial em detalhes clicando aqui. NOTA: Considerado um "substituto" do Jacarandá da Bahia, o Pau ferro é também conhecido como "Bolivian Rosewood", na tradução, "Jacarandá Boliviano", o que é um erro pois não é um jacarandá por não ser uma "dalbergia". Uma bela madeira como essa, estável e muito sonora não pode ser considerada em segundo plano, sendo um exagero tê-lo como mero "substituto". Deve ser trabalhada com cautela pois já vi relatos de colegas luthiers sobre fortes reações alérgicas a essa espécie.

SOBRE MEU TRABALHO: Construo instrumentos sob ENCOMENDA, os que desejam ter um  em altíssimo nível, entrar em contato através do email, facebook ou telefone no menu ao lado;

Em Julho próximo, temos o CURSO DE LUTHIERA DE VIOLA CAIPIRA, em João Neiva/Espirito Santo, faremos uma viola inteira da seleção sa madeira às cordas,  estamos fechando as últimas vagas. Formação Profissional em Alto Nível, tempo de fazer amigos e aprender essa bela arte. Informações no MENU acima.