2010-10-04

MADEIRAS PARA LUTHIERIA: MAPLE ITALIANO.

O Maple (acero marezzato) é uma ótima alternativa para compor fundo e laterais da viola e até mesmo do violão*. Assim como o Abeto (pinho) destaca-se como uma das madeiras mais antigas no uso de instrumentos musicais, praticamente presente em toda família de instrumentos clássicos como Violino , Viola ou Cello. De peso médio, macia ao corte, recebe bem a lixa, não muito poroso é bem selado no trabalho de verniz. Cheiro quase imperceptível é também muito estável às mudanças de umidade e temperatura.

O destaque é para suas figurações, obtios segundo corte e orientação da fibra da madeira, sendo as 03 mais conhecidas.
1- MAPLE olho de pássaro (bird's eye maple): Com pequenos olhinhos que se assemelham a olhos de pássaros. Na foto, lado esquerdo.
2- MAPLE tigrado (tiger/ flamed maple): com listras que ficam bem vivas e movimentam-se comforte o reflexo da luz. Na foto parte superiror.
3- MAPLE encaracolado (curly maple): com efeitos visuais bem alternados em forma de caracol. Na foto parte inferior.
Qual sua escolha? Seja qual for, a VIVACEPARTS dispõe de seleto estoque desta belíssima madeira para o luthier brasileiro.

*Para violão, o Maple é tradicional lá fora, mestre como H.Hauser utilizou esta paraseus violões, no Brasil não há boa aceitação, está ligada à tradição, e por ainda termos o Jacarandá (dalbergia nigra).

Vagas limitadas: Em Janeiro teremos o Curso de Luthieira do Violão Cordas de Aço, estaremos em contato direto com esta e outras belíssimas madeiras em todo processo de construção-aprendizagem. Mais informações no link acima Cursos de Luthieria.

Luciano Borges
Editor e Professor Luthier Violamineira