2010-10-14

BISCOITO OU REFORÇO?

Prefiro mesmo é uma fornada de pão de queijo cascudinho de gema bem amarela. Bom, deixemos a fome para depois. Biscoito é o nome dado ao reforço circular interno do tampo, localizado abaixo da roseta (figura direita), ou da boca como preferir. Presente no Violão e na Viola, tem função estrutural e de resistência pois há uma tensão muito grande nessa área gerada pelo braço/cordas. Por outro lado, numa segunda alternativa, utiliza-se também somente barretas como reforço interno (figura esquerda), muito tradicional nos violões com cordas de aço*.

VANTAGENS:
Biscoito: mais homogêneo e resistente (cross-grain ou "fibras cruzadas"), estética melhor do instrumento.
Reforço em barretas: Mais fácil de construir, utiliza menos material (retalhos do tampo)

DESVANTAGENS:
Biscoito: Utiliza mais material pelo tamanho da peça, mais cuidado na hora de colar.
Reforço em barretas: Menos eficiente como reforço.

Alex Willis, luthier inglês, mistura as técnicas em seus instrumentos criando uam forma híbrida, com constatei em seu livro "Step-by-Step Guitar Making".
Vagas limitadas: Em Janeiro teremos o Curso de Luthieira do Violão Cordas de Aço, estaremos em contato direto com todo processo de construção-aprendizagem. Mais informações no link acima Cursos de Luthieria.

Fica o abraço

Luciano Borges
editor e Professor Luthier Violamineira

2010-10-04

MADEIRAS PARA LUTHIERIA: MAPLE ITALIANO.

O Maple (acero marezzato) é uma ótima alternativa para compor fundo e laterais da viola e até mesmo do violão*. Assim como o Abeto (pinho) destaca-se como uma das madeiras mais antigas no uso de instrumentos musicais, praticamente presente em toda família de instrumentos clássicos como Violino , Viola ou Cello. De peso médio, macia ao corte, recebe bem a lixa, não muito poroso é bem selado no trabalho de verniz. Cheiro quase imperceptível é também muito estável às mudanças de umidade e temperatura.

O destaque é para suas figurações, obtios segundo corte e orientação da fibra da madeira, sendo as 03 mais conhecidas.
1- MAPLE olho de pássaro (bird's eye maple): Com pequenos olhinhos que se assemelham a olhos de pássaros. Na foto, lado esquerdo.
2- MAPLE tigrado (tiger/ flamed maple): com listras que ficam bem vivas e movimentam-se comforte o reflexo da luz. Na foto parte superiror.
3- MAPLE encaracolado (curly maple): com efeitos visuais bem alternados em forma de caracol. Na foto parte inferior.
Qual sua escolha? Seja qual for, a VIVACEPARTS dispõe de seleto estoque desta belíssima madeira para o luthier brasileiro.

*Para violão, o Maple é tradicional lá fora, mestre como H.Hauser utilizou esta paraseus violões, no Brasil não há boa aceitação, está ligada à tradição, e por ainda termos o Jacarandá (dalbergia nigra).

Vagas limitadas: Em Janeiro teremos o Curso de Luthieira do Violão Cordas de Aço, estaremos em contato direto com esta e outras belíssimas madeiras em todo processo de construção-aprendizagem. Mais informações no link acima Cursos de Luthieria.

Luciano Borges
Editor e Professor Luthier Violamineira