2010-04-19

ARANHA AMIGA DA MADEIRA, AMIGA DO LUTHIER!

Pois é, aqui vai uma dica muito especial aos amigos Luthiers! Não precisamos temer baratas, não precisamos temer ratos, e muito menos escorpiões! Com toda certeza nosso inimigo número um não é o Lex Luthor, nem o Coringa, e sim , o terrível e abominável INSETO XILÓFAGO!
"Que é isso Cumpadi, Xiloquê... ?" Insetos Xilófagos são aqueles que alimentam-se da madeira, a saber cupins, brocas, carunchos dentre outros. Não há nada mais aterrorizante do que ver um tampo (aquele que você guardou por anos para fazer um instrumento especial) ser atacado por esses famintos insetos! Por isso, dar uma "revirada" em suas madeiras periodicamente previne problemas de infestações. Numa dessas revisões, ao se deparar com ARANHAS, seja cauteloso, conserve a vida deste tipo de inseto pois esse é um PREDADOR de insetos xilófagos, nisso, as aranhas protegem suas madeiras. Sabendo que o "inimigo de nosso inimigo é nosso amigo", tá feita a parceria!

Observação: Evite manusear estes animais pois algumas espécies podem ser agressivas a nossa saúde. Consulte as que são venenosas aqui!
Essa dica tem a mão do meu amigo e luthier Renato Casara.
Estamos fechando as ultimas vagas para o Curso de Luthieria da Viola Caipira que acontecerá em Julho deste ano (maiores informações no MENU acima.)

Luciano Borges
editor Violamineira