2009-02-16

CURSO PRESENCIAL DE LUTHIERIA JOÃO NEIVA/ES em Julho de 2009.

PRÉ-LANÇAMENTO: Uma semana respirando Viola Caipira, todos inscritos receberão informações e KITS parara iniciarem a arte da Luthieria da Viola. Como se trata de uma iniciação, não é exijido conhecimento básico. Vagas limitadas (15) para todo Brasil.
DIRETRIZES DO CURSO: O evento procura iniciar aqueles que desejam construir a Viola Caipira, sendo um módulo básico que contemplará:

1) Tecnologia da Madeira: Escolha e cortes da madeira/ Origens e identificação das espécies “tonewoods” (madeiras de timbre)
2) Sonoridade, estudos sobre acústica (entonação e projeção do som)
3) Manipulação da Madeira: Como curvar a madeira (Curvador de laterais) / Colagens e estruturas do tampo e fundo da Viola (Leque harmônico) Espessuras e partes da viola. Escalas; Cavalete, colocação dos trastes.
4) Ferramentas de luthieria: maquinários estacionários e ferramentas manuais (elétricas e ferramentas de corte).
5) Acabamentos em madeira: Selagem e aplicação do verniz PU.

As aulas serão das 08 da manhã até 05 da tarde, com intervalos de almoço e café da tarde. Todos acompanharão a construção de uma viola pelos Professores, com a participação efetiva de todos alunos, ao mesmo tempo que receberão o KIT completo para montar a Viola Caipira.

PROFESSORES ESPECIALIZADOS:
luthier de Violas, Violões e Cavacos Luciano Borges (Araguari/MG)
luthier de Violas e Violões Jeziel Santos (Uberlândia/MG)

HOSPEDAGEM: Com o intuito de promover interação entre todos, o local escolhido foi um “Casarão” do Século passado, de origem da colonização italiana no Município de Demétrio Ribeiro (João Neiva/ES). O local foi preparado com toda estrutura para receber a todos, um complexo em anexo equipado com maquinário e bancadas onde funciona a fábrica de Arcos para violino, cercada por belos montes e cachoeiras. (foto). Pensando no conforto do alunos, a alimetação também esta inclusa.

VALORES E INSCRIÇÃO: (Depósitos bancários somente serão recebidos à partir do dia 16 de MARÇO, juntamente com a ficha de incrição disponibilizada por email, solicite a ficha e faça sua RESERVA pelo email lucianovioleiro@yahoo.com.br

O lista de nomes dos participantes inscritos será divulgada no site Violamineira e Vivaceparts no dia 20 de Março.

Programação complementar: Rodas de viola nas noitadas/ Shows com Violeiros/ Visita à sede da VIVACEPARTS/ Um dia de visita à Praia de Aracruz.

INSCRIÇÕES ABERTAS! Para RESERVAR sua vaga escreva para lucianovioleiro@yahoo
.com.br.