2008-12-19

PRÓXIMA POSTAGEM: ESCALA DE VIOLA!

por Luciano Borges
editor Violamineira

Se é pra sair bem o ponteado, é preciso ter escala boa! Vamos falar sobre essa parte da viola que é tão importante em toda a estrutura. Escala reta ou escala abaulada? Escala espessa eu escala fina? Sendo tradicionalmente feita de ébano, a Vivace possui ótimo estoque dessa preciosíssima madeira, ligue e fale com a Lilian! Na oportunidade, ainda "dissecaremos" tudo sobre essa madeira, e vou dar uma dica muito importante que influenciará na altura das cordas! É só aguardar! Abraço de violeiro aos amigos!

2008-12-15

ADESIVOS ESPECIAIS: a "COLA AMARELA" na luthieria da Viola!

pesquisa web: cola pva, luthier, colas de luthieria, cola amarela, adesivo pva, titebond.

por Luciano Borges/ luthier

Em recente descoberta, vamos falar um pouco sobre como construir uma junção forte com a cola amarela (resina alifática), nesse caso, "o POUCO vale MUITO"! A Cola é muito importante pois junta as partes da Viola, o adesivo que temos no mercado nacional é ruim pois ao secar fica emborrachado, isso prejudica o a passagem do som pelo corpo do instrumento agindo como um absorvente.

Recomendo o uso das colas TITEBOND são ótimas e de renome internacional, são vendidas aqui no Brasil pela Parceira Manosso Imports Representações, podem ser adquiridas através do contato que segue no final do POST.

MODO DE USAR: Faça ranhuras nas madeiras a serem coladas para melhor adesão. Use a ponta de uma lâmina ou até mesmo do formão pra isso. Aplique uma "lâmina" bem fina de cola em ambos os lados, isso garantirá uma adesão perfeita por onde o som passará sem barreiras. Junte as partes pressionando por 20 segundos e prense com grampo por 30 minutos. Está colado, porém, por segurança, não force a junta até completarem 24 horas. Aquele negócio de cola transbordando, escorrendo com a prensa é sinal de desperdício e também de colagem mal feita!

CONTATO: GROSSL IND COM LTDA Fone: 47/3631-4000 – Fax: 47/3634-1145 – E-mail: grossl@grossl.com.br São Bento do Sul/SC

Abraço de Violeiro

Luciano Borges

2008-12-10

VIOLAMINEIRA em destaque da REVISTA VIOLA CAIPIRA!

por Luciano Borges/editor Violamineira

Eita coisa boa! Estamos fazendo barulho por todo esse Brasil. A recente edição da Revista Viola Caipira (Parceira Violamineira), a publicação mais conceituada do assunto, traz o Violamineira como destaque em duas páginas inteiras (ver foto). Falei da responsabilidade ambiental, a viola de Guatambú e a profissão de luthier. A Revista é ítem indispensável para todos amantes da Viola, tem causos, piadas, culinária caipira, luthieria e transcrições de Viola Caipira!



Para assinar a revista acesse o site clicando AQUI! ou ligue: (31) 3227 2003.

Fica aqui o abraço de mano véio ao Cumpadre Pinho, editor da Revista!

2008-12-04

TAMPO, a "ALMA" da Viola.

pesquisa: guitar top, picea abies, tampo, abeto rosso, guitar fan braces

por Luciano Borges
Editor Violamineira


Nesse POST, vamos prosear um pouco mais sobre o TAMPO, sua estrutura e influência no som da Viola. É sabido que a mecânica do instrumento parte da vibração das cordas que é transmitida para o rastilho e o cavalete, estes fazem o tampo vibrar, portanto, o tampo precisa vibrar. É sabido que tradicionalmente usa-se madeiras "macias" como espécies de PINHO que possibilitam a boa condução do som por suas fibras. E se fosse uma madeira dura? O tampo vibraria também, contudo, o instrumento ficaria com um som sem equilíbrio, meio que "gritado". Por isso temos como perfeito candidado ao tampo o ABETO ROSSO (Picea Abies). Originário de países frios (Itália) possui crescimento lento, por isso é ideal já que seus anéis de crescimento são bem próximos (observe a figura), possibilitanto excelente corte RADIAL. Muito bem, o tampo da Viola, geralmente de 2.4 mm a 3 mm (dependendo o critério do luthier), não suportaria a tensão das cordas se não fosse a estrutura interna, composta por pequenas travessas, responsáveis pela rigidez da estrutura e também pela boa condução sonora.

HISTÓRICO: Essa idéia de se criar um leque de travessas na parte interna do instrumento foi inaugurada por Antonio Torres, grande luthier responsável pelo desenvolvimento do Violão. Existem vários formatos de leques harmônicos, durante as décadas foram feitos inúmeros testes. H. Hauser, cujo trabalho admiro muito, aperfeiçoou o sistema adicionando uma pequena tala bem abaixo do cavalete, garantindo mais presença e segurança ao tampo.

DICA: Definida a estrutura do leque, cole as travessas e dê o acabamento arredondado à toda estrutura com um formão bem afiado (ver figura), protegendo o tampo com fita crepe para não arranhar. Destopadas em "formato V" as travessas além de mais bontas tornam-se mais rígidas mecanicamente. Ao final lixe tudo com lixa fina.

O ABETO ROSSO você encontra com exclusividade na VIVACEPARTS, representante oficial da italiana Rivolta Woods. Uma excelente opção para a sonoridade da Viola, uso e recomendo a todos usuários ViolaMineira.


Abraço aos amigos Violamineira.