
2008-12-19

2008-12-15
por Luciano Borges/ luthier
Em recente descoberta, vamos falar um pouco sobre como construir uma junção forte com a cola amarela (resina alifática), nesse caso, "o POUCO vale MUITO"! A Cola é muito importante pois junta as partes da Viola, o adesivo que temos no mercado nacional é ruim pois ao secar fica emborrachado, isso prejudica o a passagem do som pelo corpo do instrumento agindo como um absorvente.
Recomendo o uso das colas TITEBOND são ótimas e de renome internacional, são vendidas aqui no Brasil pela Parceira Manosso Imports Representações, podem ser adquiridas através do contato que segue no final do POST.
MODO DE USAR: Faça ranhuras nas madeiras a serem coladas para melhor adesão. Use a ponta de uma lâmina ou até mesmo do formão pra isso. Aplique uma "lâmina" bem fina de cola em ambos os lados, isso garantirá uma adesão perfeita por onde o som passará sem barreiras. Junte as partes pressionando por 20 segundos e prense com grampo por 30 minutos. Está colado, porém, por segurança, não force a junta até completarem 24 horas. Aquele negócio de cola transbordando, escorrendo com a prensa é sinal de desperdício e também de colagem mal feita!
Abraço de Violeiro
Luciano Borges
2008-12-10
por Luciano Borges/editor Violamineira
Eita coisa boa! Estamos fazendo barulho por todo esse Brasil. A recente edição da Revista Viola Caipira (Parceira Violamineira), a publicação mais conceituada do assunto, traz o Violamineira como destaque em duas páginas inteiras (ver foto). Falei da responsabilidade ambiental, a viola de Guatambú e a profissão de luthier. A Revista é ítem indispensável para todos amantes da Viola, tem causos, piadas, culinária caipira, luthieria e transcrições de Viola Caipira!
2008-12-04
Editor Violamineira


O ABETO ROSSO você encontra com exclusividade na VIVACEPARTS, representante oficial da italiana Rivolta Woods. Uma excelente opção para a sonoridade da Viola, uso e recomendo a todos usuários ViolaMineira.