2008-12-04

TAMPO, a "ALMA" da Viola.

pesquisa: guitar top, picea abies, tampo, abeto rosso, guitar fan braces

por Luciano Borges
Editor Violamineira


Nesse POST, vamos prosear um pouco mais sobre o TAMPO, sua estrutura e influência no som da Viola. É sabido que a mecânica do instrumento parte da vibração das cordas que é transmitida para o rastilho e o cavalete, estes fazem o tampo vibrar, portanto, o tampo precisa vibrar. É sabido que tradicionalmente usa-se madeiras "macias" como espécies de PINHO que possibilitam a boa condução do som por suas fibras. E se fosse uma madeira dura? O tampo vibraria também, contudo, o instrumento ficaria com um som sem equilíbrio, meio que "gritado". Por isso temos como perfeito candidado ao tampo o ABETO ROSSO (Picea Abies). Originário de países frios (Itália) possui crescimento lento, por isso é ideal já que seus anéis de crescimento são bem próximos (observe a figura), possibilitanto excelente corte RADIAL. Muito bem, o tampo da Viola, geralmente de 2.4 mm a 3 mm (dependendo o critério do luthier), não suportaria a tensão das cordas se não fosse a estrutura interna, composta por pequenas travessas, responsáveis pela rigidez da estrutura e também pela boa condução sonora.

HISTÓRICO: Essa idéia de se criar um leque de travessas na parte interna do instrumento foi inaugurada por Antonio Torres, grande luthier responsável pelo desenvolvimento do Violão. Existem vários formatos de leques harmônicos, durante as décadas foram feitos inúmeros testes. H. Hauser, cujo trabalho admiro muito, aperfeiçoou o sistema adicionando uma pequena tala bem abaixo do cavalete, garantindo mais presença e segurança ao tampo.

DICA: Definida a estrutura do leque, cole as travessas e dê o acabamento arredondado à toda estrutura com um formão bem afiado (ver figura), protegendo o tampo com fita crepe para não arranhar. Destopadas em "formato V" as travessas além de mais bontas tornam-se mais rígidas mecanicamente. Ao final lixe tudo com lixa fina.

O ABETO ROSSO você encontra com exclusividade na VIVACEPARTS, representante oficial da italiana Rivolta Woods. Uma excelente opção para a sonoridade da Viola, uso e recomendo a todos usuários ViolaMineira.


Abraço aos amigos Violamineira.