2008-12-15

ADESIVOS ESPECIAIS: a "COLA AMARELA" na luthieria da Viola!

pesquisa web: cola pva, luthier, colas de luthieria, cola amarela, adesivo pva, titebond.

por Luciano Borges/ luthier

Em recente descoberta, vamos falar um pouco sobre como construir uma junção forte com a cola amarela (resina alifática), nesse caso, "o POUCO vale MUITO"! A Cola é muito importante pois junta as partes da Viola, o adesivo que temos no mercado nacional é ruim pois ao secar fica emborrachado, isso prejudica o a passagem do som pelo corpo do instrumento agindo como um absorvente.

Recomendo o uso das colas TITEBOND são ótimas e de renome internacional, são vendidas aqui no Brasil pela Parceira Manosso Imports Representações, podem ser adquiridas através do contato que segue no final do POST.

MODO DE USAR: Faça ranhuras nas madeiras a serem coladas para melhor adesão. Use a ponta de uma lâmina ou até mesmo do formão pra isso. Aplique uma "lâmina" bem fina de cola em ambos os lados, isso garantirá uma adesão perfeita por onde o som passará sem barreiras. Junte as partes pressionando por 20 segundos e prense com grampo por 30 minutos. Está colado, porém, por segurança, não force a junta até completarem 24 horas. Aquele negócio de cola transbordando, escorrendo com a prensa é sinal de desperdício e também de colagem mal feita!

CONTATO: GROSSL IND COM LTDA Fone: 47/3631-4000 – Fax: 47/3634-1145 – E-mail: grossl@grossl.com.br São Bento do Sul/SC

Abraço de Violeiro

Luciano Borges