2008-10-08

VISITA AO LUTHIER DIDA DA VIOLA! "Fazer Viola Caipira é uma profissão de amor."

por Luciano Borges
Luthier e Editor Violamineira

"Ê caboclo bão na viola esse Dida, dedicado e brincalhão, nos dedilhados é violeiro dos bão!" Fomos rasgando chão em visita (Eu e o luthier Marcelo) em Ituiutaba/MG conhecer um pouquinho do trabalho desse exímio luthier de violas, que nos recebeu de braços abertos e deu muitas DICAS que serão aqui repassadas aos amigos Violamineira!

Chegamos pela manhã e já fomos repicando uma Viola juntos. Dida nos contou sobre seu começo, de que não gostou da primeira Viola que fez, mas encorajado, resolver fazer de novo, e hoje produz essas belezuras para todo o Brasil (ver foto). Sujeito de grande humildade, não enconde segredos e vai logo contando que "fazer viola é uma profissão de amor, se pensar só em dinheiro, terá o fracasso." Nos atentou também para a questão da humidade do ambiente que influencia muito na hora da construção da viola, "é sempre bom estar atento e não trabalhar com o tempo húmido para a madeira não trincar depois".

Pra dar conta das encomendas conta com o toque feminino de sua digníssima Esposa que ajuda a lixar as violas para receber o verniz.

Engenhoso, criou boa parte de suas ferramentas e nos revela que para iniciar na luthiera foi até o interior de São Paulo aprender com os Irmãos Binatti. Pela tarde, demos uma volta pelo parque municipal de Ituiutaba, numa boa prosa acompanhados pelo canto do Sabiá chamando a chuva (que não veio este dia). Saímos de tardinha já com saudade daquela tarde entre amigos. O violeiro que encomendar uma Viola desse caboclo pode estar certo de que ficará muito satisfeito pois é feita com muita perícia e amor.
*foto acima: Dida e sua filha.

CONTATO Dida da Viola: 0XX34 32625010 ou 0XX34 91492980 email: dida@didadaviolaluthier.com.br

forte abraço ao amigo Dida, seja bem vindo, a casa é sua!

DIDA da Viola é Parceiro Viola Mineira e compra suas madeiras na VIVACE.
CONTATO: Para prosiar comigo: Luciano Borges: email e MSN: lucianovioleiro@yahoo.com.br