2008-10-17

DA SÉRIE "MADEIRAS PARA VIOLA CAIPIRA", apresento o "Cedro Vermelho Canadense (Thuja plicata)" para o TAMPO.

pesquisa google: Western Red Cedar top, Thuja plicata, cedro canadense, tonewoods, Ramirez III

por Luciano Borges
Luthier e Editor Violamineira

Apesar do nome, esta "conífera" em nada se parece com o nosso Cedro Brasileiro (Cedrela fissilis). Essa incrível madeira, de cor castanho-avermelhada (ver foto) tende para um timbre "mais grave" com ótimo equilíbrio, constitui assim uma excelente opção pro TAMPO da Viola.
Comparado ao pinho (Abetos e Spruces para os mais conhecedores) O Cedro Canadense é mais macio e gera um som mais “aveludado”. Agora quanto às características mecânicas, é uma madeira bem mais estável com relação às alterações climáticas e tamém possui um cheiro doce e suave (muito bom).
DICA: quando usada , para compensar a característica de ser muito macia, é importante usar o tampo de Cedro mais espesso que o de “Pinho”, uma diferença milimétrica, caso contrário poderão surgir rachaduras. Esteticamente, sua cor castanho avermelhada dá um visual mais rústico para a Viola, ela fica com uma cara de “morena cor de jambo”, eita coisa boa!
Historicamente, a introdução do Cedro na construção de tampos foi o Mestre Luthier José Ramirez III, que disse o seguinte:
"Eu considero uma injustiça atribuir defeitos ou fazer objeções a uma madeira (Cedro -Thuya Plicata) que é magnífica em todos os aspectos; essas críticas só podem ser justificadas por técnicas de construção inadequadas e eu estou inteiramente convencido de que se alguém como Stradivarius tivesse a oportunidade de conhecer essa madeira, teria usado para fazer muitos de seus violinos."J. Ramirez III

A nossa Parceira VIVACEPARTS possui seleto estoque dessa madeira originária de países frios, selecionada aos pares, possui corte simétrico perfeitamente RADIAL. Ligue (031) 3231 5398 e fale com a Lilian.

contato e dúvidas para o meu email/msn: lucianovioleiro@yahoo.com.br