2008-09-02

Da série madeiras para Viola: Pau Ferro (Caesalpinea ferrea):

pesquisa google: pau ferro, madeira viola, luthieria, Caesalpinea ferrea, ironwood

Apesar do nome robusto, conhecido até como "quebra-foice" é uma excelente escolha para compor fundo e laterais para a nossa Viola. (E fica ainda mais linda com um verniz caprichado, "trem bão é viola!".)

Parente do Pau Brasil (Caesalpinia Echinata), o Pau Ferro é fácil de ser manuseado e cinturado para compor laterais de instrumentos:

DICA 1: Por não conter revessos aparentes, com isso possuindo a fibra regular que facilita ser dobrado, deve ficar no mínimo 1 hora imerso na água antes de ser colocado em fôrma bem quente, já com espessura de 2.3 milimetros.

Oferece ao final uma cor escura muito bonita, com traços parecidos com o próprio Jacarandá, apesar de ser de outra família de árvores. Possui cheiro peculiar quando lixado, e é das madeiras mais utilizadas hoje pela indústria de instrumentos para substituir o escasso Jacarandá. Identifica-se facilmente pelos pontos e riscos negros distribuídos ao longo de seus desenhos (observe a foto acima).

A Vivace comercializa o jogo completo de Pau Ferro (veja a foto ao lado) para você fazer sua Viola, é só ligar e falar com a Lilian (27) 8141 5133 ou (27)3258 2973.

abraço de violeiro, dúvidas encaminem para meu email: lucianovioleiro@yahoo.com.br

Abraço de violeiro, contato comigo por email ou msn lucianovioleiro@yahoo.com.br