2008-08-22

CURVADOR "Frankstein" DAS LATERAIS DA VIOLA. A maneira caipira de fazer a cintura!

pesquisa google: bending iron, cintura, viola

Isso mesmo "cumpadi", solução boa e rápida para quem quer dobrar madeira mas tem "preguiça" de fazer uma dobradeira! Esse danado ai apelidei de "Frankstein" pela aparência exótica que ficou. Aprenderemos também uma técnica essencial para dobrar o MAPLE, e outras madeiras figuradas sem "fraturas". Qualquer um pode construir, sem demora, abaixo segue o esquema:
De modo geral é um projeto de fácil execução, trata-se de uma cápsula de metal que recebe calor de uma lâmpada encandescente de 200 watts. Sabemos que para dobrar a madeira são necessários dois fatores, CALOR E HUMIDADE.
Sobre o projeto: A cápsula fiz de metal de calha de telhado, por ser maleável, seguindo o desenho do esquema ao lado. A base fiz em madeira pois assim ela não esquenta demais. Use a imaginação cumpadre!
DICA 1: IMPORTANTE: use um bocal de porcelana, caso contrário derreterá com o calor assim como use fios e tomada de qualidade.
DICA 2: É legal também adicionar um liga/desliga perto das mãos para que possa desligar quando achar que está quente demais ou terminado o serviço.
DICA 3: Outra dica é usar um borrifador de água para manter a lâmina de madeira sempre húmida para nào rachar.
DICA 4: Como dobrar o MAPLE e outras madeiras figuradas: é extremamente importante que este tipo de madeira não fique encharcada de água, isso pois as fibras que são de direções opostas (ver artigo anterior sobre o MAPLE) quando encharcadas torna-se fáceis de quebrar pois expandem-se. Por isso apenas borrife a água, e passde-a na superfície quente do curvador "Frankstein".

*foto acima, dobrador feito por mim.

Lembre-se de MAPLE com qualidade, você encontra na VIVACE MUSICAL PARTS

Abraço a todos os amigos do Violamineira.

esquema do bending iron extraído do catálogo Luthier's Mercantile 1993*

dúvidas para meu email: lucianovioleiro@yahoo.com.br