2008-04-14

Captador para Viola Caipira!

Muitos me perguntam qual a ,melhor forma de amplificar a Viola. É isso mesmo "cumpádi", pra Viola falar mais alto, é preciso amplificar a danada! E a novidade, é que procurei amplificar sem ter que furar nenhum buraco para equalizador, rastilho ou saídas (fêmeas), evitando perda de som e aumentando a vida útil do instrumento. VAMOS PROSIAR sobre esse "setup" que estou usando na Turnê Mineira da Orquestra Viola de Arame.
Primeiramente esclareço que não aprovo o uso de "furos" na caixa de ressonância dos instrumentos acústicos, acredito que isso possa prejudicar a qualidade do instrumento. Portanto equalizadores internos, e saídas output considero proibitivas. Pensei em usar um captador cerâmico (que se encontra em qualquer boa loja de instrumentos), já que as cordas são de aço e podem captar bem. Só que a qualidade desses captadores, por serem baratos, é um pouco inferior, daí me veio a idéia de usar um pedal "EQUALIZADOR"(ver foto). Beleza, foi o que eu procurava, um som fiel ao instrumento que pode ser captado ou não, segundo a minha vontade. E ainda troquei a capa plástica do captador por madeira, dando uma disfarçada bem legal no visual!
Abraço de violeiro pra todos!
Luciano Borges



*foto: Mostro o equipamento usado no último sábado 12/04 durante apresentação na cidade de Paracatu/MG.