2008-01-21

TENSOR, o grande Vilão!

O tensor, também chamado de "tirante" é a barra que regula o braço do instrumento, agora saberemos porque violas sem o tensor ficam tão "duras". A viola possui uma particularidade importante, além de afamada e bonita, pois suas 10 cordas gerando uma tração (quando afinada) muito forte sobre o braço, por isso, você em sua construção se deve ter atenção especial nesta parte que definirá a qualidade final do instrumento. Se o braço for somente feito de madeira, o mesmo empena-se facilmente, ocasionando cordas altas, dificultanto o ponteado e execução de acordes. Para isso, para reforçar o braço da Viola usa-se uma barra de aço inserida no centro do bloco de madeira com a escala colada por cima. Basicamente o tensor puxa para baixo quando apertado ou tracionado, e as cordas afinadas puxam o braço para cima, o equilíbrio correto é que irá gerar um instrumento bom de se tocar.

*na foto: tensor inserido no canal, em braço (bloco) de cedro.

Existem 3 tipos básicos de tensor, são eles:

Tensor de barra dupla: Mais utilisados hoje, são duas barras ligadas nas duas pontas sendo que uma delas possui uma bucha de aperto com chave allen. É um tensor muito eficiente pois é regulável, geralmente se tem acesso a este bela boca do instrumento.

Tensor de barra simples: Também muito utilizado, este possui apenas uma barra e uma buxa de aperto numa das extremidades que quando torcida força a barra empurrando-a para baixo. Um contra é que este pode deformar a madeira quando muito apertado!

Tensor fixo: É uma barra simples colocada já "eborcada" no canal do braço para exercer ação contra a tração das cordas afinadas, ocasionando equilíbrio. Para o uso deste é necessário ter bastante experiência já que o mesmo não é regulável, o ângulo é definido pelo luthier (observe na foto a seta marela indicando o tensor já instalado), uma vez instalado, no caso de erro somente um novo braço!


DICA: Para se fazer o canal do tensor use uma tupia manual com gabarito, o canal deve ficar justo, e para fixar o tensor dentro do braço, use um pouco de cola PVA nas pontas por cautela para que o mesmo não fique balançando!

Dúvidas e sugestões encaminhem para meu email! lucianovioleiro@yahoo.com.br

Abraço do amigo violeiro...

Luciano Borges