2007-09-26

TARRACHAS E CRAVELHAS? Essas danadas influenciam na afinação da Viola? Uai!

Claro meu amigo, o recurso de afinação é responsável direto pelo "tempero" da amada Viola.

As tarrachas em série: são as mais utilizadas na viola moderna, mesmo porque são fabricadas aqui no Brasil (vai aqui minha crítica, as tarrachas fabricadas pela DEVAL são muito caras!), possuem ótima qualidade, respondem bem à afinação, e particularmente gosto do visual bem tradicional.
DICA:
Para uma tarracha macia, aplique vaselina nas engrenagens, sem exagero.


As tarrachas blindadas: vendidas em jogos, foram criadas para guitarra elétrica, são blindadas (ou seladas) pois seu mecanismo interno é fechado e lubrificado, respondem bem à a finação pela qualidade do mecanismo usado. Um contra, acho que 10 dessas tarrachas na viola, apesar de serem boas para a afinação, são pesadas, nisso a mão da viola tende a ficar caindo, e isso é perigoso no caso de um descuido.

As cravelhas: feitas em madeira, são a forma mais antiga de se afinar uma corda. Feito o buraco, a cravelha é como um pino que entra firme na madeira e torce a corda, sempre buscando o atrito de madeira com madeira.(foto abaixo) Apesar de bonita, não é muito eficaz, foi muito utilizado nas antigas violas de queluz. Até hoje são utilizadas em instrumentos clássicos como violino e celo.

Abraço de violeiro para todos:

lucianovioleiro@yahoo.com.br