2007-09-05

MADEIRA PARA VIOLA. CORTE RADIAL? CORTE TRANSVERSAL? "O quê é isso Cumpádi?"
É meu amigo, até para cortar a madeira é necessário conhecimento! Conforme a cortamos, damos mais qualidade e sonoridade à madeira.

"Perai! Se a madeira não tiver esse corte radial a Viola não presta?"
Não é bem assim não. O intuito do Violamineira é derrubar certos tabús como este. Prova disso é que os antigos faziam violas com sonoridade maravilhosa com qualquer madeira, com a ponta do canivete!

"Então para que me preocupar com o corte da madeira?"
É possível melhorar a qualidade da madeira através de seu corte, pois quando cortamos a madeira de maneira radial obtemos uma madeira mais estável, portanto, melhor para fazer o instrumento. Isso se deve ao perfeito acompanhamento das fibras da madeira que melhoram a transmissão do som.

Como saber se o corte é radial? A dica é: observar a homogeinidade das linhas e desenhos da madeira, essa linearidade é constatada neste tipo de corte. (desenho abaixo). É difícil encontar madeiras com este de corte pois as madeireiras utilizam em sua maior parte o corte transversal da tora.

Parceiros do Violamineira, lembrem-se que madeiras para instrumentos (tonewoods) de qualidade é com o pessoal da Vivace!

Dúvidas e sugestões encaminhem para o meu email ou comentem através do link abaixo. PARTICIPEM!


"Cortar é preciso, mas plantar também é preciso! Luthier consciente é aquele que planta árvores e ajuda a preservar o meio ambiente"