2007-07-30

Rodrigo Mateus, parceiro do Violamineira, posta sobre a construção da sua Viola!

Olá pessoal do Viola Mineira. Meu nome é Rodrigo e sou luthier de instrumentos de corpos sólidos e semi-acústicos em Curitiba-PR. Só vim parar nesssa cidade por força do destino, pois sou de Barretos e assim tenho muita moda na cabeça e no coração.

Com ajuda do nosso amigo Luciano, resolvi construir minha primeira viola e pretendo mostrar aqui o processo passo-a-passo.

Muitas coisas sobre a construção já foram postadas, para não perder a seqüência, escreverei de novo provavelmente.

Conto com ajuda de todos os luthiers pra me corrigir ou mostrar maneiras mais simples do processo.

Minha viola será um modelo simples e comum, inspirado na cinturada da Rozini (Escala de 580 mm).

Braço em mogno com espelho de jacarandá, laterais e fundo de mogno, com tampo de marupá.

Se alguém tiver interesse, o Luciano pode esclarecer, ou entrem em contato comigo.

Início: Depois do projeto pronto no computador, meu primeiro passo foi construir as formas. Uma pra envergar as laterais e outra pra construir o corpo.

Ambos são feitos de MDF 15 mm. A forma de envergar receberá uma chapa de zinco, como já visto no site.

Assim que a “coisa” for andando, vou escrevendo mais e publicam.

Abraços a todos.