2007-07-23

Eita coisa boa! A cada dia que passa, o Violamineira "tá mió", isso claro graças ao acesso do pessoal que tem prestigiado. Atendendo ao pedido do meu amigo Juarez (de Ariranha SP) jrregazini@hotmail.com, próxima postagem será sobre como construir o engrosso da viola!


O engrosso é uma pequena "tira" de madeira que ao ser cortada em blocos se torna "dobrável", possibilitando o contorno do instrumento internamente para engrossar a superfície de contado entre tampo X fundo X lateriais, reforçando a estrutura.


É bom deixar claro que existem diferentes tamanhos e formatos de engrosso, triangular, arredondado, quadricular... (foto), particularmente eu utilizo no tamanho que acredito ser ideal para a viola, ou seja 1cmX1cm. Arredondo o lado do engrosso que não vai cola para um melhor acabamento. A madeira que utilizo para sua confecção é o mesmo do tampo (Spruce engelman), uma espécie de pinho da América do norte que é muito leve e aceita bem a cola. Madeiras nossas como o Pinnus, o Cedro ou a Caixeta também podem ser utilizados. É bom notar que na maioria dos instrumentos industriais não se utiliza esse tipo clássico de engrosso, mas sim uma "tira e compensado", particularmente acho muito"grosseiro".


COMO FAZER: Com o bloco da madeira escolhida (geralmente na medida 5cmX3cmX50cm), faço o processo de "esquadrejamento", que na marcenaria é uma técnica feita na serra circular, serram-se tiras de 1cmX1cm. Depois arredondo na lixadeira de cinta o meio lado de cada uma dessas tiras para ficar com bom acabamento (foto ao lado). Depois, na serra de fita, corto em intervalos de 0.8mm sem deixar vazar para se ter uma estrutura bem reforçada. Posteriormente pretendo fazer um vídeo deste processo e postar aqui. Dúvidas podem ser encaminhadas pro meu email. Abraço de violeiros para todos, vamos manter nossas tradições vivas! Ê Viola danada!!!
Luciano Borges