2007-02-15

Viola é mulher que se enfeita e fica bonita.

Ajeite sua viola e vamos enter pois, o motivo dela ser tão bonita:
Além de um conjunto de belas fitas coloridas dependuradas (usadas pelo violeiro para adornar a viola em tempos de festas populares), numa boa viola encontramos frisos, filetes e mosaicos de marchetaria (técnica descrita abaixo) . Apesar de ter a função de embelezar o instrumento, serve também para dar reforço à sua estrutura. Por exemplo, o mosaico redondo que contorna a boca da viola na parte frontal, a Roseta, responsável por adornar e reforçar esta parte por onde sai o som. Escava-se a madeira no tamanho do mosaico, depois de colado vêm o acabamento com massinha (pó de madeira + cola branca). Nas emendas das laterias e do fundo, usa-se um filete de madeira pra que fique mais bonita. Em instrumentos baratos, são feitos de papel, pintados ou até mesmo queimando a madeira. Disso podemos pensar que a marchetaria está ligada a boa qualidade do instrumento.

Importante salientar a técnica milenar e artesanal de incrustar e combinar lâminas bem finas de madeira a fim de formar desenhos (flores, figuras geométricas, corações), é a chamada Marchetaria, que também é utilizada em móveis. São raríssimos os profissionais que ainda fazem esta arte, nas fotos tiradas em minha oficina (fotos acima), mostro o lindo trabalho de um deles, o saudoso Luís Carlos Moura de Ibirá(SP).
O mosaico dá mais personalidade à viola, lembrando que é da natureza feminina o gosto de se enfeitar desde os tempos mais antigos. Não sendo diferente, o bom gosto na viola é combinar os desenhos e as cores das madeiras.

*foto ao lado: composição do mosaico por tiras de madeira.