2008-07-25

Da série "MADEIRAS PARA VIOLA":

MAPLE (Acero Marezzato), exótica e figurada, um excelente acabamento.

pesquisa google: maple, viola caipira, exotic wood, figured wood, Acero Marezzato,

Sendo uma das madeiras mais usadas em todo o mundo para instrumentos musicais, o MAPLE apresenta uma linda figuração, desenhos raramente observados nos vários tipos de madeira. É mais comum por exemplo em uma imbuia que em um Cedro, apesar de ser possível aparecer em ambos. Contudo o Maple possui já uma característica natural em possuir estas lindas figurações. Com o corte da madeira, são visíveis as listras que alternadamente mostram-se ora brilhantes ora escuras, ocasionando um efeito de ondulação (ver foto). O valor do MAPLE é classificado quando à regularidade destas listras, quanto mais homogêneas, mais cara.

ANÁLISE: Agora, vamos dar uma boa olhada nessa macrofoto que fiz (ver foto) do jogo adquirido na VIVACE. Na ampliação, as ondulações são visíveis (mas são podem ser sentidas pelo toque). Este efeito ótico na madeira (ver vídeo abaixo) é possível graças à incidência da luz. Na superfície, no lugar que as listras brilham, a luz é refletida pela fibras com a mesma orientação. Do contrário, no lugar onde aparecem listras escuras, a luz é absorvida pelas fibras “revessas”. Ainda na foto, podemos observar essa diferença entre fibras incidindo a luz solar sobre a superfície, aproximando para que estas se tornem bem visíveis. Estes “arrepiados” que parecerem “revessos” são os responsáveis pela absorção da luz, e são imperceptíveis ao toque.

A VIVACE possui um excelente estoque de MAPLE com altíssima qualidade, confira no VIDEO abaixo, ligue para a Lílian e encomende o seu jogo de laterais e fundo! CONTATO: (27) 8141 5133

Curisosidades: Foi o lendário luthier Stradivarius o pioneiro no uso do MAPLE em seus famosos violinos, selecionando as figurações para as costas de seus instrumentos.

Por ser tão presente e apreciada na América do Norte, é a folha vermelha usada no centro da bandeira do Canadá.

Fonte de pesquisa: além de vários artigos na internet, cito de maior importância os estudos de Harold O. Beals and Terry C. Davis, “Figure in Wood, An Illustrated Review”

Forte abraço de Violeiro, e agradecimento especial ao pessoal da VIVACE.