RECIPIENTE PARA MOLHAR* A MADEIRA: "Vixi, a Viola entrou pelo cano."

Eita Viola cinturada! Uma forma bem fácil, e ecologicamente correta (economiza água), de encharcar a madeira para poder dobrá-la. Sabemos que para formar a cintura da viola, e até mesmo do violão, é necessário (depois de afinar a madeira) molhá-la em água quente para que se torne maleável. E onde arrumar um "bacião" que caiba as laterias em média de 66 a 70 cm de comprimeto? A minha idéia foi de usar um cano de PVC com tampão no fundo, pois é comprido o bastante, e de pé ocupa pouco espaço. (pra ficar legal mandei fazer um suporte, conforme foto)
MODO DE USAR: Ferva a água, com cuidado jogue dentro do recipiente, as laterias já prontas para serem dobradas devem ser imersas.
Dica: Jacarandás devem ficar mais tempo para depois de retirados da água dobrarem melhor, cerca de 40 minutos na água quente. Já madeiras macias como mogno e cedro podem ficar a metade deste tempo.
*NOTA: entendamos que a madeira já está curada, ou seja perdeu a humidade necessária para sua estabilidade, e isso leva meses e até anos. Molhá-la é necessário para que as fibras tornem-se mais elásticas para dobrar, caso contrário seria impossível, a madeira racharia. Isso não indica que ela voltará a ter a mesma humidade quando foi cortada. Espera-se um dia para o outro para poder secar e colar.
Laterais e fundo para Viola e violão é na VIVACE
Abraço de violeiro para todos!
Luciano Borges