2015-04-14

Cola amarela para Luthieria Titebond

COLA TITEBOND PARA LUTERIA.

Cola Titebond Original é a melhor cola disponível para madeira, praticamente usada em todas as etapas de construção da viola e do violão. Ela junta as partes do tampo e do fundo num ótimo resultado de adesão mesmo em madeiras resinosas como o jacarandá, cola a roseta, as estruturas internas como taco, tróculo, barras harmônicas e reengrosso, bloco do braço escala, filetes e principalmente o cavalete. 

Titebond Original para Luthier
Eu uso e recomendo para a Luteria por vários motivos: Depois de aplicada torna-se uma camada muito fina, forte e dura, unindo as partes da madeira para a dispersão da vibração provocada pelas cordas, diferentemente de outras colas que ficam "emborrachadas" quando curadas. Adicione a isso outras vantagens: não é tóxica, não gruda nos dedos, pode ser facilmente lixada, possui já o bico aplicador e o excesso pode ser limpo com uma flanela molhada.

COMO A COLA FUNCIONA? Quando você aplica o adesivo Titebond, dois processos são gerados. O primeiro processo é a adesão mecânica, depois de prensado, o líquido adesivo entra nos poros da madeira que depois de seco formam "garras" que seguram as duas partes juntas com muita firmeza.

esquema 1.1 (Adesão Química) 

O segundo processo é a adesão química pois graças ao hidrogênio presente em ambas as partes, as moléculas da cola interagem com as moléculas da madeira, gerando uma adesão forte e estável. (veja no esquema 1.1)

CURIOSIDADE: Para a finalidade de teste, em um de meus cursos, já colamos o cavalete com Titebond e colocamos as cordas em uma viola depois de somente duas horas e meia de colagem. Mesmo depois de receber a tensão e afinado o instrumento, tudo manteve-se no lugar perfeitamente. Mas para evitar riscos, recomendo que a colagem seja feita em um dia e a colocação das cordas no outro.

DICA: Para remover o cavalete colado com Titebond, é só aquecê-lo com ferro de passar ou manta térmica, a cola amolece com o alto calor, com o auxilio de uma espátula fina, separe as partes.  

COMO APLICAR? A aplicação se faz direto na madeira, tenha a máxima de que "menos é mais", uma fina camada de um dos lados da madeira já é o bastante. Passe a cola, junte as parte e prense com grampo ou sargento por 30 minutos e pronto, já está colado. Rende bastante, vida útil prolongada mesmo depois de aberta.

DICA: Depois de aplicar e prensar, espere 5 minutos de cura da cola antes de limpar o excesso para não espalhar. Isso deixa a limpeza bem mais fácil.

Em PARCERIA desde 2010, o Curso de Luteria, junto com a GROSSL representante exclusiva da marca no Brasil, disponibiliza a Titebond em  sua embalagem de origem, com duas opções 1/2 (473ml) e um Kilo (946 ml). Adicione ainda mais qualidade ao seu trabalho Luthier, faça seu pedido, enviamos para todo Brasil.

Fontes de pesquisa revistas "Wood Magazine", "Fine Woodworking". livro "Understanding Wood: A Craftsman's Guide to Wood Technology"