2014-12-24

Luthier´s Small Shop (Oficina de Luthieria).

DO QUE EU PRECISO PARA MONTAR MINHA OFICINA?

Meus alunos do Curso de Luteria, assim como os amantes desta arte que acessam o Violamineira sempre me perguntam: O que é preciso para montar uma pequena oficina de Luteria? É importante saber quais são as ferramentas necessárias que vão auxiliar nas várias etapas de construção de um instrumento, assim como saber “quanto” isso vai custar ao bolso.
O primeiro desafio: No Brasil, não é nada fácil encontrar o equipamento certo, o “bom” é muito caro, e o barato não tem qualidade. Apesar disso, vivemos um ótimo momento com a vinda de equipamentos importados para marcenaria. Várias marcas estão surgindo no mercado, o que é bom, concorrência estimula o melhor preço.

Como resposta, desenvolvi junto com meu ilustrador Marcello Souza Filho um "poster" para orientar quem procura a resposta dessa pergunta. Além de um espaço arejado e iluminado, comprar o maquinário depende muito da técnica de cada um. Assim, uns podem desenvolver afinidade com uma determinada ferramenta, outros preferem executar de uma outra forma. Qual ferramentas você realmente usa? Sair comprando “tudo” por aí não é a solução, é necessário planejamento.
De qualquer forma, na ilustração, tentei colocar tudo o que fosse de “extrema” importância para iniciar os trabalhos na Luteria com uma “small shop”, melhor dizendo, uma “oficina de pequeno porte”, porém, completa. Concordo! Alguns itens não estão presentes no desenho, daí o motivo de tanta “subjetividade” no trabalho de cada Luthier, como referido no parágrafo anterior. Assim podemos iniciar aqui uma discussão, participe nos comentários, qual item está faltando? Como a imagem poderia ficar mais completa?

Compartilhe, imprima, use como quiser, é o presente do Curso de Luteria pra todos vocês.

Lembre-se, use sempre equipamento de segurança para proteção dos olhos e da audição durante o uso de seu maquinário.

Luciano Borges