2014-10-27

tensor viola caipira

QUAL O TAMANHO PADRÃO DO TENSOR DA VIOLA CAIPIRA?

O tensor de barra dupla é um dispositivo muito importante para o bom funcionamento do braço da viola caipira. Quando bem instalado, garante vida longa ao instrumento pois é ele que equilibra a tensão gerada pelas dez cordas. O luthier brasileiro esbarra num problema, como o tensor é importado, e a viola só existe no Brasil, o tamanho disponível no mercado é para violão, portanto maior que o necessário para a viola, sendo então inevitável cortar um pedaço. Como proceder? Cortar com arco de serra no tamanho indicado, como referência uso 38,5cm de ponta a ponta, mas é claro que essa medida pode mudar de acordo com cada projeto.

Ao cortar, as barras estarão soltas pois a solda foi retirada, é necessário então soldar as partes novamente para que o tensor volte a funcionar. Para acabamento e para manter a barra em sua forma original, uso e aconselho a solta TIG Argônio
(sigla em inglês de Tungsten Inert Gas). É uma solda forte, com visual limpo (observe a foto), não adiciona material em excesso, logo não altera a espessura do tensor. Terminado o processo é só instalá-lo justo (sem folgas) dentro do no canal 1/4 já feito no braço.
  
Últimas vagas disponíveis para nosso Curso de Luteria de Janeiro próximo, venha participar com a gente, informações no MENU principal.