2013-10-29

A vácuo!

NOVAS TECNOLOGIAS: COLAGEM A VÁCUO.


Uma nova forma de colagem está cada vez mais presente na luthieria, a colagem gerada por vácuo. Testei e aprovei o resultado pois previne acidentes com o tampo na hora de colar o cavalete por exemplo com os grampos comuns. Além disso, exerce força uniforme no processo de colagem. Vácuo por definição é a ausëncia de matéria, mas para entender melhor é como se fosse um "compressor ao contrário", ao invés de soprar, o aparelho gerador de vácuo (bomba de vácuo como na foto) puxa o ar por uma mangueira para dentro gerando o colapso (compressão) da membrana de borracha, assim há pressão sobre o cavalete (veja foto).

Portanto para trabalhar com essa tecnologia, é necessária uma bomba de vácuo e um "jig" (gabarito) disponível somente por importação.

Este processo a vácuo pode também ser usado para outros tipos de colagem como o leque harmônico, basta ampliar a área e adaptar ao seu projeto.

Em Janeiro de 2014 vamos utilizar e aprender tudo sobre este processo em nosso 11º Curso de Luthieria. A turma está quase completa, informações no MENU acima.