2013-05-07

VIOLA BORGES TODA EM MAPLE.

Olá Amigos. Mais um trabalho concluído: uma Viola toda feita em madeira de Maple (Acero). Quando digo "toda" me refiro às laterais/fundo e braço pois a escala é em Ébano (Diospyros Ebenum) e o tampo em Pinho Italiano (Abeto Rosso). Para um maior equilíbrio usei o clássico Jacarandá brasileiro para o cavalete (Dalbergia Nigra). O conjunto todo ofereceu características tonais excelentes, o tampo dá a "RESPOSTA" imediata quando a corda é tocada, num equilíbrio sonoro (graves, médio e agudos) que chama a atenção.  Braço estável e confortável, possui reforço em Jacarandá e tensor de duas vias regulável, é muito macia ao ponteio, oferece todo conforto ao Violeiro. 

Clique AQUI e confira a galeria completa com detalhes e descrições. 

Neste Projeto, uma Viola em tom claro, o desafio foi trabalhar 4 tipos de maple de várias partes do mundo. Do Europeu ao Canadense cada detalhe foi pensado para formar um instrumento de alto nível e performance. Estética e Sonoridade fundiram-se, enriquecidas com "pegas" das tarraxas na mesma madeira, filetes em maple que, sofrendo a ação de fungos, torna-se mais escuro, é conhecido como "Spalted Maple."

Numa imensa paixão, todos meus instrumentos são feitos um a um SOB ENCOMENDA. Num processo de aprimoramento contínuo, novas leituras em design e sonoridade, um desafio constante para a profissão que dá vida à madeira, matéria prima essencial para o Profissional Luthier.

Para ENCOMENDAS, entrar em contato pelo email ou telefone, dispostos no MENU do lado direito.





2013-05-02

MADEIRA OU BICHO?


Leopardwood, Tiger Maple, Zebrawood, Snakewood, isso é bicho ou madeira? Se "wood" significa madeira em português, estas madeiras recebem nomes de animais por "imitarem" sua "textura", ou melhor, o desenho de suas peles. Neste caso, "qualquer semelhança é mera coincidência." Selecionei algumas peças (foto) para apresentar suas caracterísitcas.  
Nomes diferentes para madeiras muito exóticas, de várias partes do mundo. Certamente são um adereço valiosíssimo ao trabalho do Construtor de instrumentos musicais. 
Da esquerda pra direita temos: Louro Faia (Roupala Montana), madeira brasileira conhecida internacionalmente como Leopardwood ou  "madeira leopardo". Interessante que as figuras brilhantes sobre fundo avermelhado aparecem somente em corte semi-tangencial ou tangencial, fica muito bonita compondo laterais e fundo dos instrumentos. Na sequência, Maple Tigrado (Acero Mazzerato), madeira européia conhecida internacionalmente como Tiger Maple por suas figurações muito vivas em forma de "listras" uniformes imitando as de um tigre, muito utilizada para laterais e fundo. Pau Zebra (Microberlinia brazzavillensis) madeira africana que possui listras negras sobre cerne branco/pardo, conhecida internacionalmente como Zebrawood ou Zebrano tem ótima densidade para laterais e fundo. É mais exótica com corte radial. Por último, a mais exótica e valiosa entre elas, o Pau Cobra. Suas listras irregulares e negras sobre fundo marrom alaranjado tornam essa uma das madeiras mais caras no mundo. Muito densa e pesada, os desenhos são resultado de depósitos resinosos das cavidades celulares que configuram a pele de uma cobra. A natureza surpreende em sua beleza singular que salta aos olhos, ao professional Luthier cabe o respeito pela matéria prima de seu trabalho dedicado.

Luciano Borges
Mestre Luthier.