2012-01-04

FERRAMENTAS PARA LUTHIERIA. CURVADOR DE TRASTES SEM MISTÉRIOS.

Tudo que precisamos são de rolamentos e parafusos para deixar as barretas retas de trastes com a curvatura (abaulamento) que foi dado na escala, e o melhor, gastando menos de R$15,00. O Curvador de trastes ou "FRET Bender" como é conhecido pode custar ao luthier brasileiro mais de 200 reais, esse tem custo bem (bota bem nisso) menor e funciona tão bem quanto o importado. Inventei esse quando estava dando uma geral nas guias da minha serra de fita e agora compartlho com os colegas.

Material:
4 rolamentos pequenos (pode ser do chinês mesmo)
3 parafusos sextavados (Allen)
5 porcas
8 arruelas para fixação.
Uma placa de MDF (10 X 15 cm)

Como fazer: Fure o MDF para os 2 parafusos dos rolamentos de baixo em alinhamento. No centro do MDF faça dois furos para o rasgo do rolamento superior ( o rasgo serve para a regulagem de cima para baixo) que se movimenta e angula a quantida de curvatura do traste. Dê acabamento com o formão neste mesmo rasgo. Instale os rolamentos com as porcas e arruelas de modo que o intervalo dos rolamentos por onde passará o eixo do traste fique centrado com os rolamentos alinhados (veja foto). Pronto, prático e eficiente.

DICA. Perceba que os rolamentos superiores são separados por uma arruela mais fina que dá o intervalo perfeito para o eixo do traste (foto da direita)

Em Janeiro agora teremos o 7º Curso de Luthieria do Violão Clássico, atenção para as últimas vagas. Informações no MENU ACIMA.