2011-03-17

VIOLÃO CORDAS DE AÇO LUTHIER LUCIANO BORGES
Apresento mais uma obra de meu feitio. Trata-se de um Violão modelo "Dreadnought" que no Brasil é conhecido como violão "FOLK". Para a construção, fiz alguns estudos históricos. A origem desse modelo é bem curiosa, surgiu (na década de 30 nos EUA) da necessidade de um violão que tivesse mais volume, que falasse mais alto que os de sua época, por isso é tão robusto. Devido ao seu sucesso, tornou-se um dos modelos mais copiados no mundo.
Me baseando nisso, ao construí-lo, tentei ao máximo manter as características originais desse modelo, aliando é claro com meu processo de criação. Note como a mão possui desenho simples, mas que gera destaque e proporção. A roseta é bem característica, porém feita com madeiras figuradas, tarrachas "butterbean" são clássicas, fechando o visual (veja na foto ao lado) . O resultado sonoro foi espetacular, tampo em ABETO ROSSO e laterais e fundo em Jacarandá (Brazilian Rosewood), digno dos modelos mais conceituados da Martin. Agudos cortantes, graves profundos com muita sustentação.Essa "BOLHA DE SOM" como o apelidei, consegue 7 segundos de sustain com facilidade. (Em brave postarei o som para que possam conferir.)
Agradeço ao cliente e amigo "R" por ter me confiado esta encomenda, e ainda o amigo Luthier M.ROSA pela inspiração e amizade.

ENCOMENDAS: clique AQUI para solicitar informações sobre encomenda de violão ou viola Borges.

Em Julho deste ano teremos o Curso de Construção da Viola Caipira, inscrições CLIQUE AQUI!

NOTA: Direitos reservados sobre a imagem, agradeço ao pessoal da FOTO GERALDO pela gentileza de sempre.

Luciano Borges
editor e Professor Luthier Violamineira