2009-11-24

Eita Viola Barulhenta! RETRASTAMENTO DA VIOLA!
busca google: retífica de trastes, fretwork.

"Pois é Cumpadi", com o tempo, de tanto pontear a Viola, e principalmente por usar cordas enferrujadas, os trastes da Viola vão ficando marcados (veja foto). Cuidado Violeiro, as cordas velhas são como limas que fazem "covinhas" nos trastes, causando trastejamentos (ruídos) indesejáveis. Não adianta economizar nas cordas se vai gastar um bom dinheiro trocando os trastes "não é Cumpadi"? Lixá-los talvez seria uma opção se não os deixasse com o topo quadrado prejudicando assim a afinação. Não tem jeito mano véio, o negócio é trocar tudo mesmo! Aprenderemos a retrastar (fretwork) um instrumento passo a passo, com muitas dicas e manhas pra que fique perfeito e sem ruidos quando estiver ponteando a danada! Lembro que trastes novos você encontra na VIVACEPARTS!

Pois bem, nessa primeira parte vamos ver como retirar os trastes corretamente. Já começaremos com uma DICA 1: Com o ferro de solda, esquente o traste para que possa derreter a cola e também dilatar a madeira para evitar que ao ser retirado cause danos à madeira.

Depois, usando um formão como alavanca, retire o traste com muito cuidado, e coloque-os em uma fita-adesiva em ordem para usar o mesmo tamanho para os novos trastes.
DICA 2: com a lima, dê um pré acabamento nas pontas dos trastes novos antes de colocá-lo na escala.
Ao colocá-los, nunca bata diretamente com o martelo, isso deforma o traste. Utilize um pedaço de madeira médio/dura como cedro ou imbuia para proteger o traste das batidas. Abraço de Violeiro a todos!

Atenção:
Últimas vagas para o Curso de Luthieria do Violão Clássico Janeiro/2010. Já temos inscritos de todo o Brasil e só falta você.

Mais informações nos POSTS abaixo ou pelo email lucianovioleiro@yahoo.com.br


Luciano Borges

editor Violamineira