2008-08-04

FÔRMA de Viola, onde a viola "descansa" e se apronta .

pesquisa google: viola caipira, fôrma viola, luthieria, guitar mold

Atendendo à pedidos dos amigos do Violamineira que estão iniciando a arte da construção das Violas.

É meu amigo, pra segurar essa "cintura de Viola", vai precisar de uma boa fôrma durante a contrução, e aqui vamos aprender a fazer uma passo a passo. Selecione já uma madeira barata e de baixa qualidade pois as "mió madeira tem que virar é viola". Observe na figura que utilizo um cedro com "defeito", uma espécie de nó. Este seria impróprio para viola, daí pode virar fôrma. Use a imaginação, poderá fazer até uma reciclagem, usando madeiras que iriam para o lixo.

Material: (2 peças com as medidas: 70cm de comprimento, 24cm de largura e 05 cm de espessura.)

Bom, o procedimento é:

1 - Selecione duas partes de mesmo tamanho que seja suficiente para caber o corpo, deixe folgas para ficar mais resistente, assim como um espaço na extremidade para atravessar uma barra de rosca e porcas borboletas (observe foto 4):.

2- Depois risque o gabarito do desenho da viola feito em cartolina.

3- Com uma serra de fita, ou até mesmo uma boa serra tico-tico manual, abra o corte das duas peças que vão compor as fôrma (esse miolo retirado pode ser aproveitado para um tróculo, ou barras internas por exemplo, luthier consciente aproveita bem a madeira).

4- Deixe uma parte maior para que possa furar e adicionar uma barra de rosca com borboletas, é para manter a fôrma unida e quando quiser retirar a viola, é só abrir que terá a folga.

dúvidas e sugestões para o meu email lucianovioleiro@yahoo.com.br