2008-03-24

FERRAMENTA CERTA PARA O TRABALHO CERTO! Parceiro luthier Rodrigo Mateus fala sobre afiação no esmeril!

"Eu, como a maioria dos luthiers, sou a favor de ferramentas elétricas. Mas é impossível abrir mão de algumas ferramentas manuais como formão e plaina.
O grande suplício, pelo menos pra mim, foi sempre a afiação. Ferramenta afiada é sinônimo de trabalho bem feito. Por isso resolvi escrever como afio minhas ferramentas, coisa que aprendi com um grande luthier daqui de Curitiba, o Leandro Monbach.

Pra isso uso um esmeril, com um suporte pra ferramenta ficar parada, um rebolo copo de óxido de alumínio (formato do lâmina) e um rebolo de feltro (polimento).

Para dar o formato no bisel (formão), escoro a faca no suporte, e vou deixando formar, colocando na água de vez em quando pra não queimar.

O formato que fica é curvado (observe a figura)
.
Mais informações: rodmateus@hotmail.com. Visite também M&P Instrumentos Musicais
Abraço ao Rodrigo e abraço de violeiro para todos!
Luciano Borges



2008-03-18

TEMPERO DE VIOLA! Vamos conhecer as medidas da escala 580mm da viola e temperar essa danada bem direitinho!

Se tem um assunto complicado de se falar é sobre a escala da Viola Caipira. Isso pois existem violeiros que tocam em qualquer escala, temperando a viola sem se queixar da afinação, já outros são rigorosos com a definição correta de cada nota. Mas uma coisa é certa, viola não se afina com afinador eletrônico, o tempero final sempre é do ouvido do tocador (*ensinarei uma boa técnica posteriormente). A escala deve ser feita de uma madeira de média densidade, não dura, são mais usados os jacarandás, o pau ferro ou o ébano. A ESCALA: Particularmente gosto de usar a escala 580 mm, pois acho confortável e de boa afinação, isso significa que do traste zero até o 12º traste são 29 cm (meio da escala), e do 12º traste até o rastilho são mais 29 cm, teoricamente.

ENTENDENDO: Por mais bem feita que seja a escala, algumas notas não possuem uma definição muito precisa (faça o teste afiando a viola e testando nota por nota com afinador eletrônico), por isso é preciso a correção no rastilho do cavalete da viola. Para entender essa lógica, observe a figura acima: Note que o ponto central (12º traste) marca exatamente o meio da escala, a partir dali as notas se repetem. Contudo, a distância do 12º traste até o rastilho deve ter uma pequena variação pois as cordas mais graves precisam de um espaço maior para afinar. Alguns luthiers, como os pioneiros irmãos Binatti, fazem curvaturas nos trastes nos pontos em que a escala apresenta uma nota fora da escala, uma espécie de "caça" às notas desafinadas, e isso corrige a afinação (postarei mais sobre isso num futuro próximo).

*O quadro mostra as medidas exatas da escala 580 mm com 21 trastes.

Como fazer? Para marcar a escala, use uma régua de metal bem precisa, meça a distância dos trastes 1, 2 ,3 dai por diante, ao traste 0 e depois para conferência use a distância entre trastes. Marque tudo com lápis, depois é só cortar e trastar o instrumento.
* Escala de ébano para viola ou violão você encontra na VIVACE!
Dicas e sugestões use o link COMENTÁRIOS abaixo, deixando nome e email, ou escreva para lucianovioleiro@yahoo.com.br

Abraço de violeiro pra todos amigos!
Luciano Borges

2008-03-13

NOVO PARCEIRO VIOLAMINEIRA: REVISTA VIOLA CAIPIRA.

Anuncio aqui a parceria com a revista oficial dos Violeiros, sou leitor e recomendo a todo violeiro assinar esse "documento histórico" que tanto contribui para divulgar o valor que a Viola tem.

Abraço para o editor, "Cumpadi" Pinho, seja bem vindo, entra que a casa é sua!

Para assinar a revista clique aqui!

abraço de violeiro pro pessoal da revista,

Luciano Borges

2008-03-12

DICA de LUTHIERIA: Usando o formão nas travessas internas da Viola.

Em minhas violas, não abro mão da acurácia das mãos. Portanto mão na massa "cumpádi"! Usando um formão, (e lembre-se, sempre mantê-lo afiado com lima ou pedra para amolar), retire longitudinalmente a madeira (conforme foto) fazendo com que o topo da travessa fique "arredondado", para melhor acabamento e melhor "sonoridade". Finalize com lixa, sem arranhar a madeira do fundo (use fita crepe para isolar a travessa ao lixar). Pessoalmente, acho "terapêutico" esse "exercício" com formão, (desde que esteja amolado é claro!).
Ferramentas para luthieria você encontra na VIVACE.
Abraço de violeiro e falaremos sobre a escala 580mm.
Luciano Borges