2008-02-13

Travessas: em direção ao "FUNDO" na viola!

De início, deveremos saber a real função do fundo de um instrumento musical e suas travessas, estas últimas são barras transversais que auxiliam na resistência e estabilidade da madeira que compõe o fundo, já este, têm a função de "refletir" o som porporcionado pela vibração da corda+cavalete. Portanto, sua função não é a mesma do tampo, a grosso modo falando, o tampo deve vibrar e o fundo deve "refletir", por isso é feito de uma madeira mais densa como mogno, jacarandá, cedro, imbuia dentre outros.
Sabemos que para compor as "costas" do instrumento, são necessárias duas partes emendadas, esta emenda deve ser reforçada com uma tira de madeira (conforme foto), e sobre essas tiras, serão coladas 3 barras côncavas. Importante: A concavidade proporcionada pelas travessas no fundo do instrumento, garante um instrumento mais sonoro pois a câmara côncava do instrumento auxilia na "boa ressonância", qualidade no timbre. Observe as setas vermelhas indicando a concavidade nas fotos.
Como fazer as travessas: São feitas geralmente de abeto, cedro ou mogno. Para as travessas do fundo, uso normalmente uma concavidade de 3mm em relação ao centro da barra (observe foto,a seta indica a concavidade), ou seja, a diferença do centro para as duas extremidades é que dará ao fundo o chamado "abaulamento" ideal. Marque com a caneta os 3mm nas extremidades, risque uma reta em direção ao centro, lixe até o ponto ideal.

DICA1: Para colar use cola amarela e esses grampos que se encontra em ferragista.

Obs. Alguns luthiers costuman cortar a travessa da emenda para depois colar as travessas tranversas, eu prefiro dar um pequeno corte nas tranversas e encaixar como "lego" na emenda, pois assim evito deformidades (irregularidades) na concavidade do fundo. (foto: observe ampliação da emenda das travessas).

IMPORTANTE: Para acabamento, dê uma "arredondada" na parte superior da travessa pra ficar bonito!
Amigos, utilizem o link COMENTÁRIOS abaixo para comentar, enviando dicas e dúvidas:

Madeira Abeto para essas travessas você encontra na VIVACE!
Abraço de violeiro
Luciano Borges